Entendi
Pela criação de uma reserva de restinga em Maricá: eu apoio!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Sergio M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Sergio M.
começou essa petição para
Ilmo. Sr. Dr. Marcus de Almeida Lima, M.D. Presidente do INEA

Diga sim à criação de uma RPPN em Maricá&excl

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá tem zonas com biodiversidade riquíssimas, que precisam ser preservadas. Hoje, a região está cada vez mais degradada por despejo de lixo, queimadas, desova de carcaça de carros, ocupações irregulares.

É preciso salvar esse patrimônio. O empreendimento Fazenda São Bento da Lagoa, que será implantado na região, quer transformar mais da metade do terreno em Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), uma modalidade de unidade conservação com proteção integral, equivalente à de um parque nacional.
A diferença é que, por ser privada, a RPPN transfere ao proprietário o dever de gerir e manter a área, enquanto o poder público cumpre o papel de fiscalizar. Será a segunda maior RPPN de restinga do Estado do Rio de Janeiro, com mais de 400 hectares, totalmente aberta ao público.

Na RPPN, o proprietário assume o compromisso de conservar de modo perpétuo o território. A reserva naquela região de Maricá se justifica para assegurar a conservação da biodiversidade, além de ampliar o potencial das pesquisas científicas e de atividade de educação ambiental e ecoturismo. Por isso, além da RPPN, o empreendedor vai criar um Centro de Pesquisas, em parceria com as principais universidades e institutos do Estado do Rio, para estimular a ciência.

Assine a petição em defesa da criação da RPPN e ajude a salvar a restinga de Maricá&excl

Say yes to creating a RPPN (private reserve of natural heritage) in Marica, Rio de Janeiro, Brazil&excl

The Environmental Protection Area (APA) of Marica has areas with extremely rich biodiversity that need to be preserved. Today, the region is increasingly degraded by garbage dump, burned, irregular occupations.
You must save this heritage. The Fazenda São Bento da Lagoa project, which will be deployed in the region, want to turn over half of the land in private reserve of natural heritage (RPPN), a form of conservation unit with full protection, equivalent to a national park.The difference is that, being private, it transfers to the owner the duty to manage and maintain the area, while the government plays the role of monitoring. It will be the second largest RPPN of Sandbank ecosystem of the State of Rio de Janeiro, with more than 400 hectares, fully open to the public.
In RPPN, the owner is committed to preserving the perpetuity the territory. The reserve where Marica region is, justify to ensure the conservation of biodiversity, and increase the potential of scientific research and environmental education and ecotourism activities. Therefore, in addition to RPPN, the entrepreneur will create a Research Center, in partnership with leading universities and Rio state institutes to stimulate science.
Sign the petition in support of the creation of RPPN and help save the Maricá sandbank ecosystem&excl "

Dile &exclSÍ&excl a la creación de la primera Reserva Particular de Patrimonio Natural (RPPN)

En el Área de Protección Ambiental de Maricá hay zonas con biodiversidad riquísima, que necesitan ser preservadas. Hoy día, la región está cada día más degradada por el desecho de basura, de carcasas de coches, ocupaciones irregulares y por incendios criminosos.

Hace falta salvar ese patrimonio. La empresa Fazenda São Bento da Lagoa, a implantarse en la región, quiere convertir más de la mitad de su terreno en Reserva Particular de Patrimonio Natural (RPPN), un tipo de unidad de conservación con total protección, igual que los Parques Nacionales.

La única diferencia está en que, justamente por ser privada, la Reserva transfiere al propietario el deber de gestión y mantenimiento del área, mientras el poder público cumple su papel de fiscalización.

En la RPPN, el propietario asume el compromiso de conservar para siempre el territorio. La Reserva en la región de Maricá se justifica por el hecho de asegurar la conservación de la biodiversidad, amén de ampliar el potencial de las investigaciones científicas y de las actividades de educación ambiental y ecoturismo. Por ello, además de la RPPN, el emprendendor va a crear, junto a las principales universidades e institutos del Estado do Rio, un Centro de Investigación, a modo de estimular la ciencia y el conocimiento.

&exclFirma la petición en defensa de la creación de la RPPN y ayuda a salvar la restinga de Maricá&excl

Prof. Dr. Sérgio Mattos&dashFonseca, D.Sc. DESUP FAETEC www.faetec.rj.gov.br D.Sc. Micrometeorologia de Ecossistemas M.Sc. Ciência Ambiental
Postado (Atualizado )