Entendi
Deputado Marcelo Freixo: Pedimos que institua o 31 de outubro como Dia Estadual Da Bruxaria.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Chriscia C. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Chriscia C.
começou essa petição para
Marcelo Freixo
Ao Sr. Deputado Marcelo Freixo,
Pedimos que Institua o dia 31 de outubro como Dia Estadual Da Bruxaria, Religiões Pagãs e Artes Mágicas.

Somos milhões de pagãos brasileiros! Anônimos, sem visibilidade, tendo a cada dia nosso espaço violado por interesses políticos em nome do cristianismo.

Somos plurais, somos um povo. A lei 13.246/2016 que institui o dia da proclamação do evangelho em 31 de outubro é uma afronta a nossa diversidade cultural e religiosa. Questionamos nessa petição, os limites da laicidade do estado, uma vez que evangélicos tentam de forma ditatorial impor sua religiosidade minimizando e destruindo traços culturais pertencentes a bruxaria, religiões de matriz afro e pagãs.

Como é sabido, cultuamos Deuses e Deusas das mais variadas mitologias, diversas divindades, seres elementais e toda uma cultura belíssima, rica e plena. É extremamente ofensivo para nós, ligar essas expressões religiosas tão sagradas a algo demoníaco.
Vivemos um período de inquisição, mas não desistiremos de exercer livremente nossas crenças e religiões.

Em São Paulo, A Lei que institui o dia 31 de outubro como Dia das Bruxas foi sancionada em 13/09/2016, sendo defendida pela Deputada Clélia Gomes.
Queremos também aqui no Rio de Janeiro um dia estadual da bruxaria, mantendo nossas tradições e preservando assim, nossa liberdade de culto religioso.

Agradecemos, subscrevemo-nos.

O que é o paganismo?

O paganismo é primordial. O nome remete a paganus que significa indivíduo do campo ou camponês, porém, o significado é mais amplo, pagão era um determinado povo que continuava a cultuar seus Deuses e crenças religiosas mesmo após ser dominado por outros povos ou sofrer implantação de nova cultura, por exemplo. Abrangendo culturas politeístas, passando por diversas culturas entre elas a egípcia, grega, asteca, babilônica, hindu, celta entre tantas outras ao longo da história da humanidade. O termo foi depreciado pelos cristãos durante a política de dominação dos povos pagãos. A cultura pagã remanescente sobreviveu em pequenos vilarejos e na pesquisa histórica feita por estudiosos. Os pagãos cultuam deuses e deusas variados não crendo no deus cristão e sua contraparte o diabo, que propõe o maniqueísmo e a supremacia de um deus masculino e onipotente revelando uma cultura extremamente patriarcal. Pagãos quase em sua maioria adoram deusas que simbolizam o amor, a proteção e a prosperidade. Os deuses e deusas têm características diversas abraçando as múltiplas facetas do ser humano. O respeito pela sacralidade feminina está presente na maioria dessas culturas. Com a chegada das cruzadas, dos jesuítas e da evangelização em massa, essas deusas foram transformadas em demônios, já que fazia parte dessa política suprimir o poder feminino, restando apenas algumas deusas que foram transformadas em santas como é o caso da deusa irlandesa Brigit que foi sincretizada como santa Brígida. Dentre os elementos roubados da roda do ano pagã (calendário pagão) temos: Ostara que sincretizou como a páscoa moderna, o Yule que sincretizou como natal, o Samhain que passou a ter referências no halloween , Beltane onde encontramos referências nas festas de São joão, na qual festejamos a idéia de conseguir um(a) namorado(a). Cristãos usam a palavra pagão/pagã para designar pessoas não batizadas, uma forma de depreciar a espiritualidade dessas pessoas como se fossem amaldiçoadas. Nos tempos atuais, nos referimos aos seguidores dessa antiga religião como Pagãos ou Neopagãos.
Postado (Atualizado )