#ForaArruda

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Adote U. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Adote U.
começou essa petição para
Ministério Público Eleitoral

O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, primeiro governador do Brasil a ser encarcerado durante um mandato, teve a condenação mantida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no escândalo que ficou conhecido como "mensalão do DEM". O candidato está enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Desejamos que sua candidatura para as eleições seja contestada pelo Ministério Público Eleitoral.

Arruda foi condenado por improbidade administrativa em primeira instância pela acusação de ter comprado apoio político para sua candidatura em 2006 com recursos provenientes de contratos de informática do governo do DF.

O juiz Márlon Reis - do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que coletou as assinaturas que levaram à criação da Lei da Ficha Limpa, afirmou que há dois momentos para contestar o registro de uma candidatura. Um deles deve terminar na próxima semana. Outro é em dezembro, quando ocorre a diplomação dos candidatos eleitos.

Márlon lembrou que o ex-governador ainda não teve a candidatura registrada. O que houve até agora foi o pedido de registro. O prazo de cinco dias para que o Ministério Público, candidatos, partidos ou coligações contestem uma candidatura só abre cinco dias da publicação do edital com os pedidos de registro. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF informou que isso deverá ocorrer nesta quinta-feira. Ou seja, ainda há tempo para que a candidatura de Arruda seja contestada e barrada.

"Enquanto não estiver decidido o pedido de registro, se houver alguma circunstância dessas (condenação), o tribunal (eleitoral) pode indeferir a candidatura" disse Márlon Reis.

Entenda melhor o caso através da matéria publicada pelo O Globo: http://oglobo.globo.com/brasil/justica-do-df-mantem-condenacao-de-arruda-ele-fica-enquadrado-na-lei-da-ficha-limpa-13190970

Postado (Atualizado )