Ministério da Educação / Fundação Joaquim Nabuco: Pela efetivação de Luiz Joaquim como coordenador do Cinema da Fundação

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Associação B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Associação B.
começou essa petição para
Ministério da Educação / Fundação Joaquim Nabuco
Ao Ministro da Educação Mendonça Filho

Ao Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Luiz Otávio Cavalcanti

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema lamenta a falta de reconhecimento institucional por parte da Fundação Joaquim Nabuco com relação ao crítico pernambucano Luiz Joaquim, que desde 2001 trabalha como programador e coordenador de cinema desta autarquia ligada ao Ministério da Educação, com sede no Recife. No início desta semana, tornou‐se público que, após 16 anos de dedicação e experiência, Luiz Joaquim não ocupará o cargo de chefia que já vinha exercendo interinamente desde outubro, quando Kleber Mendonça Filho pediu demissão. A decisão surpreendeu profissionais do setor e a comunidade cinéfila como um todo.

Cabe aqui deixar claro que não se trata de defender interesses de um associado em detrimento da pessoa indicada pelo MEC / Fundaj, a fotógrafa e produtora Ana Farache, a quem recohecemos pela forte atuação cultural. Tampouco pretendemos questionar os mecanismos internos de funcionamento da instituição.

O que nos mobiliza é a defesa de um projeto de exibição referencial protagonizado por dois profissionais formados na crítica, tendo em vista a desvalorização e redução de tais espaços, tanto na imprensa quanto na programação de salas. Neste sentido gostaríamos de destacar o excelente trabalho realizado por Luiz Joaquim, que atuou de maneira fundamental para que o Cinema da Fundação se tornasse uma referência nacional em qualidade técnica, de programação e formação de público.

Estamos cientes de que a escolha da pessoa que irá exercer o cargo é de competência da Fundação Joaquim Nabuco, mas gostaríamos de reforçar que essa escolha, da maneira como foi tomada, ameaça a continuidade de um projeto central para o estímulo e renovação da cultura cinematográfica no Recife, comprometendo um ambiente favorável a novos criticos e realizadores de destaque no Brasil e no exterior.

Assim sendo, a Abraccine convida a todos para assinar esta petição, que solicita uma reavaliação por parte da presidência da Fundaj no sentido de que o comando deste importante espaço cinéfilo seja definido de forma transparente e democrática, em consonância com a sociedade e representantes do segmento audiovisual.

credito da foto&colon Alfeu Tavares / Folha de Pernambuco
Postado (Atualizado )