Criar Selo Humano de Economia de Energia

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Diego R. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Diego R.
começou essa petição para
Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão
Selos de Economia de Energia como o Selo PROCEL e a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia certificam e informam o consumidor sobre produtos "mais sustentáveis" quanto ao consumo de energia de diferentes fontes, isso promove a venda desses produtos, fomenta o desenvolvimento de produtos mais ecológicos e informa o consumidor sobre uma escolha mais correta e conveniente quanto ao gasto em energia.

Objetos importam mais que Sujeitos?

Porém somos nós, pessoas, os agentes protagonistas no ciclo energético quem tomamos a ultima decisão e quem faz economia, mas atualmente quem economiza energia e vai de bicicleta, por exemplo, não vê reconhecimento e justa compensação material por sua pro-ação, assim poucas pessoas decidem aderir ao hábito de ir de bicicleta, e a maioria acaba usando carro pois compensa mais materialmente e com reconhecimento profissional e até social.

Selo de Responsabilidade Social e Ambiental

Assim como ciclistas, milhões de pessoas tem algum hábito benéfico que poderia ser promovido de forma prática e tangível, e com isso aumentaria imensamente o poder de cada um para mudar a história, como quem come vegetais em vez de carne, ou prefere produtos de fontes sustentáveis, quem separa o lixo em casa, quem recicla ou reutiliza, quem planta árvores, ou suas próprias verduras... etc

E mesmo que comportamento de pessoas seja mais difícil de registrar do que de máquinas, é urgente desenvolver um sistema para quantificar, certificar com um "selo de energia humana" e até traduzir a poupança em alguma medida conveniada como os Créditos de Carbono, e logo assim, cientificamente transformar em benefícios compensatórios.

Promoção de Tecnologias e Economia Verdes

Afinal, sob uma ótica comercial, a diminuição do consumo de tecnologias e produtos "irresponsáveis" também é promotor de novos negócios e mercados mais sustentáveis movido por empreendedores mais conscientes, acelerando setores da economia atualmente afogados pelo poder de grandes corporações que lucram como o despreço pela vida e o desperdiço.
Seja a mudança que quer no mundo, e exija seu Selo Humano de Economia de Energia para demostrar seus bons hábitos e receber a justa compensação em prosperidade pessoal, familiar, social e ambiental!
Postado (Atualizado )