Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Nós utilizamos os cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer para você a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Cookies.
OK
A maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudanças

Ministro do Meio Ambiente e Presidente do ICMBio: Criação do Parque Nacional do Campo dos Padres JÁ!

Ministro do Meio Ambiente e Presidente do ICMBio: Criação do Parque Nacional do Campo dos Padres JÁ!
  
  

 


Por que isto é importante

Imagine um lugar de beleza extraordinária, imponentes escarpas, chapadas, vales profundos, cânions impressionantes, rios de águas cristalinas, lindas cachoeiras, animais de diferentes espécies, plantas de diferentes tipos e tamanhos, flores de todas as cores. Assim é a região do Campo dos Padres, em Santa Catarina. Um lugar onde a natureza se encontra e celebra a vida.

https://www.youtube.com/watch?v=c_PbkW-Co70

De um lado, nos vales e escarpas da Serra Geral, temos a Floresta Densa. Nas chapadas, formadas a partir da ruptura do terreno, e nos pontos mais altos, encontramos os campos naturais. Nos locais de grande altitude e nebulosidade, temos as Matas Nebulares. Nas depressões do terreno, locais de antigos lagos, surgem as turfeiras, habitat particular de diversas espécies. Já nos vales mais protegidos dos ventos e do frio, a vegetação florestal se desenvolve melhor, formando as típicas Florestas com Araucárias.

É no Campo dos Padres que ficam os pontos culminantes do estado de Santa Catarina, sendo o Morro da Boa Vista, com seus 1827 metros, o ponto mais alto. Ele abriga inúmeras espécies ameaçadas de extinção como o xaxim-bugio, a imbuia, o pinheiro-brasileiro e animais como o puma e o papagaio-do-peito-roxo.

No Campo dos Padres existem inúmeras nascentes, contribuindo para a formação dos rios Canoas, Itajaí e Tubarão. Rios de água cristalina, formando belas cachoeiras, descem por cânions e vales profundos, criando paisagens de grande beleza . Suas águas abastecem a população das cidades próximas e contribuem com três das principais bacias hidrográficas do estado.

O Campo dos Padres é Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, um dos mais ameaçados em todo o mundo. A região já foi estudada visando a criação de um Parque Nacional. O processo para a criação do Parque Nacional do Campo do Padres está pronto desde 2008. A não criação desta Unidade de Conservação pelo Governo Federal, está deixando a região vulnerável à destruição.

https://www.youtube.com/watch?v=GX7M6AD9kmo

Por isso reivindicamos:

CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DO CAMPO DOS PADRES JÁ!

Esta campanha é uma iniciativa das seguintes organizações:
Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi)
Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena)
Associação dos Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Santa Catarina (RPPN Catarinense) Grupo Pau Campeche

APOIO:
Rede de ONGs da Mata Atlântica - RMAFundação SOS Mata AtlânticaCoalizão Pró-UCs

Atalanta (SC), Agosto de 2016.

Postado agosto 8, 2016
Relatar isso como inapropriado
Clique para Copiar: