Entendi

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Lu F. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Lu F.
começou essa petição para
Ministros da Educação e Cultura e Imprensa
CARTA-ABERTA
AOS ESCRITORES
E DEMAIS DEFENSORES DO LIVRO E DA LEITURA
NO BRASIL

Nós, escritores abaixo-assinados, chamamos a atenção dos demais parceiros, e envolvidos com literatura, de leitores a estudantes, professores, jornalistas, editores, livreiros, distribuidores, bibliotecários, curadores de feiras, festas e bienais e demais agitadores culturais, para o descaso sofrido pelas Jornadas Literárias de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, na pessoa de sua criadora e organizadora, a professora Tânia Rösing, que, após trinta de anos de luta para o fortalecimento do livro e da leitura, por falta total de apoio e de sensibilidade do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura, das secretarias estadual e municipal de cultura de sua região e de patrocinadores, teve que cancelar a edição deste ano das Jornadas Literárias, realizadas a cada dois anos, desde 1981, atraindo milhares de interessados do mundo das letras.
Em mais de três décadas, as Jornadas firmaram-se como um dos mais importantes eventos do país de incentivo à leitura e à escrita, reunindo nomes consagrados e aproximando autores, artistas e intelectuais aos leitores para, juntos, debaterem as mais diversas temáticas relacionadas à literatura. O número de participantes em uma mesma edição chegou aos mais de 35 mil em 2011 e 2013 e, no somatório das três décadas, superou 180 mil.
A iniciativa de formação de leitores desencadeada pelas Jornadas Literárias levou o governo federal a conferir a Passo Fundo o título de Capital Nacional da Literatura - o mesmo governo que, nesse momento, precisa ser alertado por nós do que está ocorrendo com esse verdadeiro patrimônio "humano" de nossa cultura.

Vale lembrar de que a cidade de Passo Fundo tem o maior índice de leitura do país (6,5 livros ao ano por habitante contra 1,2 do Brasil), como resultado do trabalho promovido pelas Jornadas Literárias. O evento é o ápice de um processo de dois anos, envolvendo encontros mensais com autores e estudantes, um trabalho preparatório que envolve todas as escolas de ensino fundamental e médio, incluindo professores. Os alunos leem e discutem os livros e vão ao evento
A incansável Tania Rösing ganhou no ano passado o título Amiga do Livro do Ano, concedido pela Câmara Brasileira do Livro ao personagem brasileiro que mais se destaca a cada ano na formação de leitores e incentivo à leitura e escrita.
Por tudo isto exposto, não entendemos como um evento da grandeza e da importância das Jornadas Literárias é esquecido, por instituições e patrocinadores. Perdem, com essa atitude negligente, a cidade Passo Fundo, o estado do Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo. Perdemos todos nós, que sonhamos com um Brasil consciente do seu valor e da sua cultura. Um Brasil leitor, que um evento como este está ("estava") ajudando a construir.

Juntem-se a nós nesta luta assinando seu nome na lista abaixo.
IGNACIO DE LOYOLA BRANDÃO
MARCELINO FREIRE