Natura Cosméticos: Suspenda suas práticas anti-sindicais

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Nádia G. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Nádia G.
começou essa petição para
Natura Cosméticos
.A empresa brasileira de cosméticos Natura, localizada em Cajamar, SP, tem feito constante uso de força policial para reprimir assembleias e não permitir que os trabalhadores recebam jornais e outros informativos do sindicato da categoria. (http://www.quimicosunificados.com.br/10359/natura-tenta-impedir-sindicato-de-informar-trabalhadoresas/).

Após o Sindicato realizar assembleias com os trabalhadores dos três turnos da empresa, nos dias 15/02, 20/02 e 21/02 ( http://www.quimicosunificados.com.br/10306/trabalhadores-atrasam-em-tres-horas-a-producao-da-natura-em-cajamar/) a Natura passou a uma ofensiva repressiva contra os trabalhadores e o Sindicato.
As assembleias foram uma resposta dos trabalhadores à negativa da empresa em negociar o pagamento integral da Participação nos Lucros ou Resultado 2013. A Natura informou que não atingiu a meta sob responsabilidade da empresa, que representa 30% do valor da PLR dos trabalhadores operacionais e 50% da PLR dos trabalhadores do administrativo. Após a primeira assembleia realizada com o 3° turno, e para tentar evitar uma reação dos trabalhadores, a empresa decidiu pagar 15% e não abriu negociação. Os trabalhadores descontentes com os 15% passaram a reivindicar pagamento integral.
Durante assembleia do 3º turno a empresa impediu que os trabalhadores presentes utilizassem o banheiro, mas voltou atrás após a denuncia do Sindicato no caminhão de som.
Na semana do dia 24/02/2014 os Gerentes, segundo denúncias de diversos trabalhadores, fizeram reuniões com os trabalhadores ameaçando com punições, descontos das horas da assembleia e até ameaças de demissões.
Na mesma semana do dia 24/02, quando o Sindicato foi entregar um jornal informativo aos trabalhadores a empresa orientou os motoristas dos ônibus fretados da empresa Orion a não abrir a porta para os dirigentes sindicais conversarem com os trabalhadores e a continuar dirigindo sem parar mesmo com pessoas à sua frente, o que colocou em risco mais de uma vida. (http://www.quimicosunificados.com.br/10359/natura-tenta-impedir-sindicato-de-informar-trabalhadoresas/ )
Além de impedir o contato direto dos dirigentes sindicais com os trabalhadores a Natura chamou a Polícia Militar, Policia Rodoviária e a Guarda Municipal de Cajamar para reprimir a ação do Sindicato. O Sargento responsável pela operação afirmou categoricamente que houve reunião entre os representantes da Natura com o Comandante da Policia Rodoviária, para impedir o acesso do Sindicato aos trabalhadores. Quanto custa aos cofres do estado de São Paulo e da prefeitura de Cajamar esse serviço? É a população que paga por esses recursos usados pela Natura para impedir os trabalhadores de serem informados e de informar sua entidade. A liberdade sindical, incluindo o direito à informação e debate, é fundamental no âmbito do país e de cada empresa, para que trabalhadores/as possam defender seu direito a condições dignas de trabalho, de saúde e de vida.
Postado (Atualizado )