Pelo fim do sofrimento dos animais nos rodeios e festas de peão do Estado de São Paulo

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Lilian R. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Lilian R.
começou essa petição para
Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através da aprovação em plenário do projeto de lei 825/11, e posterior sanção do mesmo pelo Governador do Estado de São Paulo
Se ainda alguém duvidava que os rodeios com animais são espetáculos recheados de crueldade, a ultima edição da Festa de Peão de Barretos, onde um bezerro teve a coluna quebrada na arena durante a realização da prova de bulldog, tendo que ser eutanasiado em seguida por ter ficado tetraplégico, comprovou os maus-tratos que há anos vêm sendo apontados por pessoas mais bem informadas e por estudos científicos.

No recente Acórdão do desembargador Roberto Nalini, do Tribunal de Justiça de São Paulo, descreve o sofrimento imposto aos animais:

“E é evidente que os animais utilizados em rodeios estão a reagir contra o sofrimento imposto pela utilização de instrumentos como esporas, cordas e sedém. A só circunstância dos animais escoicearem, pularem, esbravejarem, como forma de reagir aos estímulos a que são submetidos, comprova que não estão na arena a se divertir, mas sim sofrendo indescritível dor.”
Apelação n.º 0013772-21.2007.8.26.0152

Bem como o estudo intitulado “Espetáculos Públicos e Exibição de Animais” da promotora de justiça Vania Maria Tuglio:

“os animais utilizados em rodeios, na sua maioria, são mansos e precisam ser espicaçados e atormentados para demonstrar uma selvageria que não possuem, mas que na verdade é expressão de desespero e dor. Para falsear a realidade e demonstrar um espírito violento inexistente, os peões utilizam-se de vários artifícios que, atrelados aos animais ou ao peão que os montam, ou não, causam dor e desconforto aos bichos, revelando cruel e intolerável insensibilidade humana.”

Somos favoráveis à realização das Festas de Peão com música, diversão, praças de alimentação e eventos de entretenimento que não imponham, ou provoquem, sofrimento aos indefesos animais.

Conheça o projeto de lei 825/11

Postado (Atualizado )