Polícia Federal: Tirar o BAIDU do ar no Brasil

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Michel S. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Michel S.
começou essa petição para
Polícia Federal

Esta petição tem o objetivo de pedir a policia federal para tirar o BAIDU do ar no Brasil, pelas práticas ilegais da empresa, como a invasão de máquinas de usuários sem o seu consentimento e a instalação de seus produtos sem permissão.

A BAIDU é uma empresa chinesa que chegou ao Brasil em 2012, e usa e abusa do recurso da co-instalação, que acontece quando o internauta baixa algum software na rede e um programa da BAIDU vêm junto no pacote. Essa prática é uma maneira de invadir os computadores dos usuários sem permissão.

Dentre as reclamações do site Reclame aqui, a BAIDU é acusada de invadir os computadores e instalar o programa HAO 123 ilegalmente. Segundo um usuário, “Este programa BAIDU se auto instalou no meu computador, ferrou todo o sistema, instalou um monte de porcaria, estragou um monte de programas usáveis e não tem opção de desinstalação, entrou e não sai de jeito nenhum”, o que evidencia uma prática ilegal, resultando em um possível roubo de identidade.

Em matéria do portal “Olhar Digital”, do dia 10/09/2014 (http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/44028/44028) Yan Di, diretor geral de operações do BAIDU no Brasil, ainda desdenha dos brasileiros e diz que a culpa do BAIDU instalar em diversos computadores é da própria população, o diretor disse: “as pessoas dão ‘avançar’, ‘avançar’ e ‘avançar’ sem ler”. Isso seria a mesma coisa que um restaurante colocasse itens extras na sua comanda e deixasse você pagar sem ler. O que você acharia disso? Gostaria?

Pode ser que a BAIDU esteja enviando todos os seus dados para outro país. Qual a vantagem tem em armazenar esses dados em servidores na China? Que uso faria deles? Como podemos confiar nessa empresa?

A BAIDU sofreu diversos processos na China, Japão e EUA. A empresa foi acusada de pirataria por disponibilizar programas e filmes sem licença, de acordo com The Wall Street Journal. Nos EUA a empresa sofreu processo por censurar vídeos de 8 escritores americanos, que teriam opinião contrária aos serviços da BAIDU.

Queremos o fim dessa praga no Brasil. Chega de empresas estrangeiras tentarem realizar práticas ilegais nos nossos computadores! Fora BAIDU!

Abaixo links de informações e reclamações sobre a BAIDU:

Postado (Atualizado )