Movimento SOS Fanado

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Elias E. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Elias E.
começou essa petição para
Ilmo. Sr. Presidente da FUNASA Brasília/DF., Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Minas Novas, 05 de julho de 2017.
Ofício nº 01/2017 Assunto&colon Pedido de Providência (URGENTE)

Rio Fanado. Esperar até quando&quest
Faço aqui um apelo. Pra quem desmata o meu leito. Eu peço por caridade. Um pouco mais de respeito E se tu queres viver, eu tenho o mesmo direito. SOS RIO FANADO.
O Movimento SOS FANADO , vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, considerando o grande despejo de esgoto verificado no Rio Fanado, em diversos pontos da área urbana e rural, solicitar a tomada das providências cabíveis para a resolução da questão, com a máxima urgência, diante dos fatos e fundamentos a seguir&colon
O acesso à água potável e ao saneamento básico foram reconhecidos como direito do ser humano pela Organização das Nações Unidas. A resolução declara que “o direito a uma água potável, limpa e de qualidade e a instalações sanitárias é um direito humano, indispensável para gozar plenamente do direito à vida”.
Serviço absolutamente essencial, a coleta e o tratamento de esgoto têm sido deixados de lado por sucessivos governos. A inexistência de rede de distribuição de água potável, associada à falta de coleta e de tratamento de esgoto, cria um ambiente insalubre que propicia o desenvolvimento de doenças fatais.
Trata‐se de doenças toxicológicas causadas pela contaminação por substâncias químicas vindas de causas e produtos diversos, que são lançados diariamente nos rios e nos esgotos a céu aberto da nossa cidade, com impactos diretos à saúde da população.
Infelizmente, nossos governantes ainda têm uma visão míope sobre a questão do saneamento básico. A sociedade civil precisa estar alerta para o problema toxicológico causado pela falta de coleta e tratamento de esgoto, além do dano ambiental incalculável produzido nos rios, sendo as entidades gestoras gritantemente omissas em relação ao assunto.
Até quando o nosso Rio vai aguentar&quest Convivemos com esse crime ambiental há décadas, aguardando soluções, e o que vemos é o descaso e a irresponsabilidade prevalecer.
A solução do problema é possível&colon Vistorias de vazamentos, instalação de fossas sépticas, fossas com filtro anaeróbico, sumidouros, lagoas de estabilização, Estações de tratamento, de estágios preliminar, primário, secundário e terciário.
Agentes comunitários devem orientar a população sobre os cuidados nos domicílios necessários para o despejo regular dos dejetos e o controle do lixo, com descontaminação da água destinada ao consumo.
A população fanadeira está revoltada, decepcionada e indignada com o descaso, com a ausência de soluções, com a falta de ações efetivas, com o pagamento de uma taxa (de esgoto) que não gera nenhuma contraprestação social.
Para evitar este tipo de prejuízo ambiental, é imprescindível que seja feita a coleta adequada de esgoto doméstico, com tratamento adequado a cada tipo de efluente, seguido do depósito correto deste esgoto tratado, de acordo com a legislação ambiental vigente.
Paralelamente, é essencial realizar também a manutenção correta da rede de esgoto, evitando vazamentos e desvios impróprios. Apesar de representar uma postura inicial e depender de trabalho contínuo, práticas como essas são algumas das importantes para garantir a defesa do meio ambiente e a preservação da saúde e do bem‐estar de pessoas e animais.
Todas as diretrizes para a resolução da questão, já são palpáveis e de conhecimento do homem, cabendo a cada órgão responsável pela questão adotar as medidas pertinentes em caráter de urgência.
Os Municípios de Minas Novas, Turmalina, Capelinha e Angelândia precisam resolver a questão do saneamento básico em seus limites, notadamente nas margens do Rio Fanado, que é o mais importante bem natural da região e está em fase de decadência total.
Requeremos desde já a tomada de providências efetivas junto aos gestores municipais e estaduais da questão.
Falta ação&excl Sobra revolta, descaso, descompromisso e responsabilidade ambiental.
O nosso Rio não pode aguardar mais&excl&excl&excl A população fanadeira não vai aceitar mais tamanho descaso e abuso junto à sua maior riqueza. Precisamos de resolução&excl Atenciosamente,

SOS FANADO

Movimento popular

Ilmo. Sr. Presidente da FUNASA Brasília/DF.

Contato Movimento&colon (33) 991163088
Postado (Atualizado )