Pela revitalização e preservação da praça japonesa (Cotia, SP)

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Renata B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Renata B.
começou essa petição para
Prefeito de Cotia, Carlão Camargo
A praça japonesa, localizada entre a rodovia Raposo Tavares e a rua da Glória, é um patrimônio histórico e cultural da cidade de Cotia. Sua construção, iniciada em meados da década de 80, foi financiada pela cidade irmã japonesa INO. A arquitetura e o planejamento da praça remetem a cultura e estética nipônica, sendo a própria praça um símbolo de intercambio das culturas.
Muitas gerações de Cotia tiveram a praça japonesa como referência de qualidade de vida e lazer, um lugar para passear com a família, os amigos, para ler um livro, contemplar a natureza, ensaiar peças de teatro, etc.
A partir da atual gestão política houve uma movimentação para destruí-la , seja por ausência de investimentos, seja por mantê-la fechada desde 2012. A praça ficou às moscas, sem funcionários para realizar a manutenção, a limpeza, a fiscalização e a segurança do local.
Em 2013 foi proposto a revitalização da praça, mas, até então, nada aconteceu. Pelo contrário, a praça japonesa está cada vez mais depredada.
Acreditamos que a praça deva continuar onde está! Ela deve passar por uma revitalização; os órgãos responsáveis pelo trânsito da cidade devem cuidar da sinalização do local e pensarem na acessibilidade para deficientes físicos. Muitas praças em São Paulo são cercadas por vias urbanas, um exemplo é a praça Roosevelt (SP, capital), que sobreviveu graças a luta dos cidadãos e artistas da região.
Pensamos que o futuro da praça japonesa deva passar por nós, moradores da cidade e frequentadores daquele espaço. O perigo dela desaparecer e dar espaço para mais um prédio, para o alargamento da rodovia ou qualquer coisa que o valha é iminente.
Pedimos que assinem e compartilhem esse documento para a manutenção e revitalização da praça japonesa. Exigimos o esclarecimento das autoridades públicas a respeito dos projetos, datas e situação jurídica da praça japonesa. Não deixemos morrer mais um patrimônio da nossa cidade. Juntos somos mais fortes!!

Postado (Atualizado )