Pelo retorno da Feira Organica do Modelódromo do Ibirapuera na Praça Ayrton Senna

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Amigos D. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Amigos D.
começou essa petição para
Prefeito de São Paulo João Dória, Secretário de Esporte Jorge Damião
A Feira do Modelódromo é a maior feira municipal de orgânicos e em transição agroecológica da cidade de São Paulo, que atrai pessoas de todos os bairros. É gerida pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo e ocupa um Centro Esportivo gerido pela Secretaria de Esportes. Ela foi planejada pela Prefeitura de São Paulo em 2012, com apoio de 5 entidades sem fins lucrativos.

Desde a reforma do local para a criação da Praça Ayrton Senna, inaugurada em 1º de maio de 2017 a feira está sendo realizada na rua, em frente ao espaço que ocupava.

Neste momento, produtores, feirantes e consumidores aguardam com muita preocupação uma definição sobre o retorno para seu local original, na atual Praça Ayrton Senna.

Essa feira é uma r eferência nacional na agricultura familiar orgânica municipal e de diversas partes do Brasil, beneficiando hoje cerca de 1.000 famílias de agricultores, nas suas 33 barracas.

Nesse momento de grande dificuldade econômica essa feira além de garantir aos consumidores preços mais acessíveis, com acesso direto aos produtores, possibilita também uma vida mais saudável com o consumo de produtos mais nutritivos e livres de transgênicos e de agrotóxicos.

Incentiva também o produtor, principalmente jovens agricultores, a permanecer na área rural, protegendo assim o meio ambiente e conservando os recursos hídricos.

Assim, esta iniciativa virtuosa atende diversos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento da ONU, destacando‐se sobretudo o “Objetivo 2&colon Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”.

A Feira foi criada para ser um espaço de convivência, educação alimentar, lazer e cultura, num local arborizado e em total sintonia com a proposta orgânica. Oferece um café da manhã orgânico e um espaço de parquinho para crianças. Ali os feirantes e consumidores trocam informações sobre os alimentos, chefs de cozinha oferecem orientações e degustações, e nutricionistas promovem rodas de conversas gratuitamente. Um verdadeiro centro de vida humano , onde são comemorados aniversários de crianças, professores das escolas públicas levam seus alunos para ensinar educação alimentar, e que recebe turistas de várias partes do mundo, tendo se transformado no grande atrativo daquele centro esportivo.

Esse local passou a ser um cartão de visitas da cidade registrando uma presença de até 3.000 pessoas em um sábado.

Esta trajetória de sucesso foi construída com muito esforço e investimento dos produtores e feirantes, e também com a dedicação voluntária e a união de entidades e consumidores.

Tirar a Feira do seu espaço original irá desorganizar o que já está organizado, colocando em risco tudo o que foi construído com ótimos resultados para consumidores, produtores e feirantes.

Os que assinam esta petição querem que a Feira seja mantida no mesmo local em que sempre se realizou na atual Praça Ayrton Senna, sem prejuízo de qualquer outra atividade do Centro Esportivo e dos cuidados necessários com a Praça.

&numafeirafica

Grupo amigos da Feira