Entendi

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Betty A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Betty A.
começou essa petição para
Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Ministério Público de BH MG Brasil

MERCADO DAS BORBOLETAS - INCUBADORA DE ARTES E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

A luta da classe cultural pelo direito ao trabalho.

Apesar de um empenho sobre-humano para a legalização do Mercado das Borboletas - Incubadora de Artes e Negócios Criativos, a primeira Incubadora de Artes do Mundo corre o risco de encerrar suas atividades devido a lentidão do processo do EIV – Estudo de Impacto de vizinhança que nos mantém fechados há mais de 75 dias. Durante os nossos quatro anos de funcionamento cumprimos todas as exigências legais para o funcionamento do Mercado das Borboletas como a implantação projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico de todo o prédio onde nos encontramos com 36 mil m2 de área para viabilizarmos o nosso projeto de 1500 m2, implantação de tratamento acústico e laudo de eficiência acústica e adequação do terceiro andar do Mercado Novo (em estado de abandono desde a década de 1960) para acolher a primeira Incubadora de Artes e Negócios Criativos privada do Mundo. Em outubro protocolamos na Prefeitura o nosso processo do EIV e estamos aguardando o parecer da Prefeitura que tinha prazo até o dia 10 de novembro.

Entretanto todos os esforços esbarraram no parcelamento de solo do prédio do Mercado Novo que dificulta a legalização do prédio como um todo. Assim precisaremos solucionar um problema que deveria ter sido solucionado na década de 60, refazer toda a calçada do quarteirão do Mercado Novo para podermos continuar nosso projeto. Nossa pergunta é onde um grupo de artistas, interessado somente em poder trabalhar, vai arrumar recursos para isso sem poder funcionar sua única fonte de recursos, a área de eventos do Mercado das Borboletas Incubadora de Artes e Negócios Criativos?
Assim propomos esta petição popular que será entregue a Prefeitura e a Câmara Municipal de Belo Horizonte, solicitando a autorização para funcionamento da área de eventos do Mercado das Borboletas, única fonte de renda que mantém funcionando a Incubadora de Artes e o Centro Cultural e a revisão das leis para legalização de Casas de Show em Belo Horizonte que faz aos empresários de shows as mesmas exigências para sua implantação de um aeroporto internacional ou um Shopping Center de grande porte.

Chegamos ao momento do “ou vai ou racha” já que mais dois meses parados decretarão o fim deste importante projeto, por falta de recursos para sua manutenção (gastamos por mês o montante de cerca de R$ 20 mil entre aluguel e contas de água e luz para manutenção do espaço). Em apenas quatro anos de funcionamento o projeto teve uma atuação importante na cultura de Belo Horizonte e levou um espaço abandonado há mais de 50 anos ao status de um dos centros culturais de maior atividade na capital mineira, com mais de 450 eventos realizados e mais de vinte projetos sendo incubados. Atividade esta que nos rendeu indicações para participação no TED X Praça da Liberdade em 2013 onde apresentamos o projeto para o mundo e a citação no New York Times nos comparando a Berlim e Budapeste, importantes espaços da arte contemporânea mundial, ao lado do Inhotim e do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Participe do Movimento #voltaborboleta e compartilhe com seus amigos.

Postado (Atualizado )