50% de mulheres na lista da Comenda Henrique Halfeld

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Isadora M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Isadora M.
começou essa petição para
Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e Conselho do Mérito
Criada pela Lei nº 4496, de 22 de novembro de 1973, a outorga Comendador Henrique Halfeld é uma homenagem concedida a membros e entidades de destaque da sociedade juiz&dashforana , em cerimônia realizada durante as comemorações do aniversário da cidade. Os homenageados de cada edição são escolhidos pelo Conselho do Mérito, comissão formada por membros da Prefeitura, Câmara Municipal, UFJF, Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora e descendentes do engenheiro Henrique Halfeld.
Uma breve análise da lista de homenageados das edições realizadas entre 1999&dash2017 (disponíveis aqui&colon https&colon//goo.gl/rdaF4K) deixa clara a falta de representatividade da premiação. As mulheres, que somam 52,73&percnt da população de Juiz de Fora , segundo o CENSO 2010, aparecem sempre em número muito reduzido, representando, em grande parte das vezes, as instituições que representam ou nas quais trabalham. As comendas entregues às mulheres (pessoa física) não chegaram nem perto de 50&percnt em nenhuma das edições disponíveis para consulta no site da Prefeitura.
Esta petição é um apelo por parte da população para que se coloque fim à invisibilidade da mulher nas instâncias de representação e mérito na cidade de Juiz de Fora e se configura como um primeiro passo em direção a uma outorga representativa e inclusiva (que também ainda tem muito a evoluir nos quesitos de inclusão racial e de renda). Para isso, exigimos um mínimo de 50&percnt DE MULHERES INDICADAS À COMENDA HENRIQUE HALFELD , não apenas no número total de participantes, mas principalmente no número de pessoas físicas indicadas por suas trajetórias individuais. Para que esse pedido se configure possível, exigimos também um NÚMERO EQUIVALENTE DE REPRESENTANTES MULHERES NO CONSELHO DO MÉRITO , para que nossas vozes sejam ouvidas e nossos interesses representados ainda nas instâncias de deliberação.
Por uma Juiz de Fora que caminha em direção à igualdade de gênero e ao respeito aos direitos das mulheres&excl

Postado (Atualizado )