Entendi

começou essa petição para
Prefeitura do Rio de Janeiro
-

O prefeito do Rio de Janeiro quer fazer uma rodoviária de grande porte no local das antigas Cavalariças Imperiais, exatamente ao lado de patrimônio tombado como a Quinta da Boa Vista (antigos Jardins
Imperiais) e o Paço Imperial de São Cristóvão (hoje o Museu Nacional).

O local serviu de sede para a nossa corte Luso-Brasileira (residência de D. João VI, D. Pedro I, D. Pedro II....).

Como o entorno histórico obviamente não resistiria ao afogamento por este tsunami de trânsito de ônibus, o plano contemplaria construir viadutos (!!!) em volta deste patrimônio nacional.

O plano original era transformar o espaço em área pública de lazer, mantendo suas características de época. Seria uma
benção pois os antigos Jardins Imperiais do Brasil já perderam dois terços de sua área verde ao longo dos anos!

A ameaça:

A área pública das Cavalariças Imperiais foi submetida a um edital de privatização de forma obscura e apressada, sem qualquer debate público.

Não houve qualquer estudo de impacto viário, pré-requisito básico.

Os órgãos de proteção de patrimônio (IPHAN, por exemplo) não foram informados do projeto.

A pouca exposição dada ao projeto pela imprensa, ignora por
completo o genocídio cultural e histórico. Você já imaginou emparedar o Louvre em Paris com viadutos e rodoviárias, só porque ele está numa região central daquela cidade?

Este projeto, que é tocado quase em segredo, pode ser detido APENAS através da exposição pública. APENAS a indignação da sociedade poderá reverter o desvio de finalidade que é transformar uma área destinada a ser verde e pública, num exemplo de destruição único no mundo. Tantas omissões já obrigariam a classe política a rever o projeto se este for efetivamente exposto.

O timing não poderia ser melhor: a poucos dias das Olimpíadas nesta cidade, a exposição de tal aberração urbanística surtiria mais efeito pois estaríamos sob mais holofotes nacional e internacionalmente.

Agradecemos o apoio com sua assinatura! Uma área verde pública não pode virar uma rodoviária no coração histórico do Brasil!

Postado (Atualizado )