Prefeitura e Câmara Municipal de Cotia.: PROIBIÇÃO DO RODEIO NAS FESTAS DA CIDADE DE COTIA/SP.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Gabriela O. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Gabriela O.
começou essa petição para
Prefeitura e Câmara Municipal de Cotia.
É realizado todo ano o Rodeio de Cotia, esta “festa” atrai a grande parte da população da cidade de Cotia, entre outras de cidades próximas; porém qualquer um pode observar que 90% dos participantes vão a “festa” somente após o termino do “espetáculo de Rodeio”, a grande maioria da população se interessa apenas pelos shows de artistas famosos que se apresentam no evento.

O intuito desta petição-pública é a proibição do Rodeio na cidade de Cotia, NADA IMPEDE QUE CONTINUEM HAVENDO FESTAS com shows, mas NÃO QUEREMOS QUE ESSES EVENTOS CONTENHAM TAMBÉM ANIMAIS NESTA PRÁTICA CRUEL QUE É O RODEIO!

QUEREMOS O FIM DA EXPLORAÇÃO ANIMAL!!!!!

Contamos com a compreensão, sensibilidade e atitude das autoridades da Cidade de Cotia para o fim dessa prática cruel de exploração animal. Caso nenhuma providencia seja tomada, encaminharemos essa petição ao Ministério Público.

"No Brasil, o rodeio nada tem de cultural, tratando-se de uma cópia do modelo norte-americano.
Os animais utilizados nesta prática sofrem vistos maus tratos, podendo-se facilmente rebater qualquer argumentação contrária, tendo-se em vista diversos laudos oficiais atestando o sofrimento dos animais utilizados em rodeios, destacando-se os emitidos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e do Instituto de Criminalística do Rio de Janeiro.
Nos rodeios são utilizados bovídeos, equinos e caprinos, todos expostos à pretensa dominação do ser humano, que se utiliza de diversas artimanhas e apetrechos para que o animal pareça bravo, dentre estes instrumentos estão:

- Sedém: Espécie de cinto para que se amarra na virilha, comprimindo regiões como do intestino e prepúcio (onde se localiza o pênis), provocando muita dor e fazendo assim com que o animal pule.

- Espóras: objetos pontiagudos ou não, acoplados nas botas dos peões, utilizados para golpear o animal (cabeça, pescoço e baixo ventre), provocando dor e fazendo em conjunto com o sedém e outros instrumentos, que o animal corcoveie. ALÉM DISSO, QUANTO MAIOR O NÚMERO DE GOLPES COM AS ESPÓRAS, MAIS PONTOS SÃO CONTADOS NA MONTARIA;

- Peiteira: corda amarrada com forte pressão logo atrás das axilas, causando desconforto e até ferimento nos animais;

- Polaco: sinos que produzem sons altamente irritantes ao animal, que estressam o animal.

Também existem métodos utilizados nos bastidores (sem que o publico consiga ver) dos rodeios para que o animal corcoveie, como objetos pontiagudos, choques elétricos e mecânicos, terebintina, pimenta, entre outros.
A descorna também é comum, sendo os chifres dos bovídeos "aparados" com serrote e sem anestésico, para a realização de algumas provas.

Na maioria das vezes, os animais recebem sim boa alimentação, mas não deixemos que este fato nos engane, achando que por este motivo os animais são bem tratados. Na verdade, o animal, para entrar bem na arena e cumprir sua “função”, tem que estar forte e com uma aparente saúde física boa, por isso não há como não lhe prover alimentação e o mínimo de cuidados. PORÉM ISSO NÃO ANULA OS MAUS-TRATOS que já reportamos anteriormente.

O rodeio envolve atos de pura CRUELDADE e TORTURA, e não podem ser considerado cultura, arte ou esporte.

Deve-se lutar contra este massacre, demostrando a evolução do ser humano e o repúdio ao sofrimento alheio como diversão."

Atenciosamente;

Postado (Atualizado )