Entendi
Esta petição foi encerrada
Presidência da República: Veto ao aumento de 25% para 27% de etanol anidro diluído na gasolina

Esta petição foi encerrada
50 Apoiadores

Fernando C.
começou essa petição para
Presidência da República
Veículos importados e antigos movidos somente a gasolina podem ter os motores danificados e o desempenho seriamente comprometido ao rodar com um percentual tão alto de etanol diluído na gasolina. A porcentagem de etanol anidro diluída na gasolina utilizada até hoje para homologação de automóveis no Brasil é de 22%, mas desde os anos 90 foi definido que este percentual aumentaria para 25%. Por si só, a diluição de 25% de etanol já é bastante danosa para os veículos citados, quanto mais 27%. Isto é um abuso contra o qual o consumidor não tem qualquer defesa. Além disso, a proposta da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) em conjunto com a Unica (União da Indústria de Cana de Açúcar) é de que os percentual de 25% continue sendo adotado nas gasolinas premium, de 95 octanas RON. É sábido que a única gasolina premium comercializada no Brasil é a Podium, da Petrobras, que em muitas regiões chega a custar mais de R$ 4,00 o litro. A maior parte da frota brasileira que roda somente com gasolina, exige o uso apenas de gasolina comum com 91 octanas RON. Obrigar o consumidor a abastecer com gasolina premium que custa muito mais caro, sob pena de ter seu veículo comprometido, é um disparate sem tamanho. Esperamos dessa forma que seja vetado o aumento de 25% para 27% de etanol anidro na gasolina comum, e que entre em votação projeto de lei no Senado que diminua o mesmo para 22%.
Postado (Atualizado )