Presidenta Dilma Roussef: Professores/funcionários/estudantes de Universidades públicas com  Dilma

Presidenta Dilma Roussef: Professores/funcionários/estudantes de Universidades públicas com Dilma

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por ANTONIO A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
ANTONIO A.
começou essa petição para
Presidenta Dilma Roussef
AS UNIVERSIDADES QUEREM DILMA!

O papel das universidades públicas no desenvolvimento social, econômico e cultural do país é um patrimônio arduamente construído do povo brasileiro. Os últimos anos foram marcados por políticas de fortalecimento, expansão e melhoria das condições de trabalho e de ensino das universidades públicas, apesar do enorme passivo de problemas herdados de décadas anteriores de abandono e de problemas como os relativos ao indesejável aprofundamento da terceirização dos serviços. Sem nos alongarmos em dados, basta constatarmos que aqui na Bahia saímos de apenas uma universidade pública federal para seis instituições (UFBA, UFRB, UFOB, UNIVASF, UFSB, UNILAB), com a efetiva interiorização do ensino superior público de qualidade. Também tivemos na Bahia a expansão dos dois Institutos federais de Educação, Ciência e Cultura, o IFBA e o IFBaiano, com mais de 27 campi envolvendo essas duas instituições. Também houve um aumento significativo da pós-graduação, e o avanço de sua qualidade e inserção internacional, ao lado do programa Ciência sem Fronteiras, que vem propiciando a mobilidade acadêmica internacional para milhares de jovens.

Vivemos, também, e esta é a marca mais significativa do período mais recente da nossa história, a mudança de uma instituição voltada para formar tão somente os quadros da elite econômica do país para a de uma instituição que inclui segmentos sociais antes excluídos do acesso ao ensino superior e, especialmente, do ensino superior público. São mudanças de tamanha magnitude que seus impactos só poderão ser percebidos a longo prazo.

Os problemas e as dificuldades que cercam tais mudanças são perceptíveis por todos que continuamos lutando por mais recursos para a educação e por mais autonomia das universidades. No entanto, não podemos deixar de reconhecer os rumos, a direção do caminho que estamos trilhando – a de uma universidade cada vez mais comprometida com a transformação do nosso país e, portanto, inclusiva nas suas políticas de ensino, pesquisa e extensão.

Por tudo isso, agora no segundo turno, nós, professores, estudante e técnicos da Educação Superior do Estado da Bahia, manifestamos o nosso efetivo apoio à reeleição da Presidente Dilma Rousseff, pelo compromisso que já demonstrou com a melhoria da educação e, em especial, com o fortalecimento das nossas universidades públicas, inclusive as Estaduais. Também a apoiamos pois temos a expectativa do cumprimento das metas relativas ao Ensino Superior estabelecidas pelo novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Assinam inicialmente esse manifesto:

João Carlos Salles (professor - UFBA)
Paulo Gabriel Soledad Nacif (professor - UFRB)
José Bites de Carvalho (professor - UNEB)
Renato da Anunciação Filho (professor – IFBA)
Albertino Ferreira Nascimento Junior (professor – IFBA)
Aurina Santana (professora - IFBA)
Tatiana Ribeiro Velloso (professor - UFRB)
Antonio Almerico Biondi Lima (gestor rede estadual de Ed. Profissional e professor – UFRB)
Penildon da Silva Filho (professor – UFBA)

Postado (Atualizado )