Entendi
Pela destituição do Ministro da Saúde Marcelo Castro!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Rede D. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Rede D.
começou essa petição para
Presidenta Dilma Rousseff
Nota pública

Pela destituição do Ministro da Saúde Marcelo Castro!

Nós, profissionais de saúde, cidadãos e cidadãs abaixo- assinados, viemos por meio desta carta solicitar a imediata destituição do Ministro da Saúde o Sr. Marcelo Castro. Desde que assumiu o comando de uma das pastas de maior importância da área social muitos já sabiam de sua baixa capacidade técnica para ocupar o cargo e que o Ministério foi utilizado como moeda de troca nas negociações entre governo e parlamento. Este fato não passou despercebido e várias entidades e movimentos da área da saúde denunciaram as possíveis consequências deste ato.

Passados poucos meses no comando da Saúde, o Ministro demonstra claramente sua incapacidade técnica e política para exercer o cargo. Um dos maiores erros foi com a nomeação do Coordenador da Política de Saúde Mental, Valenciu Wurch. Valencius é conhecido na comunidade médica como defensor das instituições totais nos cuidados psiquiátricos – os antigos Manicômios – e representa um retrocesso de décadas nas políticas públicas na área de saúde mental. Sua indicação foi criticada por centenas de acadêmicos, movimentos sociais e milhares de trabalhadores e usuários de saúde no País, resultando numa imensa caravana à Brasília, ocupação do Ministério da saúde e vários atos públicos nos Estados pedindo seu afastamento. Sabe-se que Valencius foi indicação própria do Ministro da Saúde, que tem fortes relações com o campo mais atrasado da comunidade científica da área de saúde mental.

Recentemente, com e epidemia do Zika vírus o Sr. Marcelo Castro vem colecionando fatos a cada dia que nos deixam estarrecidos. Primeiro com sua – agora célebre - frase de que iria “torcer para que as mulheres se infectem com o Zika antes de engravidar” e depois com a sua declaração de que o Brasil está perdendo a batalha contra o vírus, demonstrando sua total falta de comando e conhecimento para liderar a Saúde de nosso País. Não é possível que diante de uma das mais graves epidemias que acomete o Povo Brasileiro seja esta a resposta do representante do Governo.

O SUS enfrenta problemas já crônicos de financiamento e gestão - agravados pela crise econômica que o país atravessa nos últimos anos -, crescente precarização dos serviços públicos, privatização, escândalos envolvendo as organizações sociais em vários estados que tem ocasionado demissões em massa de trabalhadores de saúde, falta de medicamentos e tantos outros problemas que não caberiam nesta nota, para ter que lidar com o fato de ter um Ministro que representa o atraso na política pública de saúde, tão arduamente conquistada pelo povo brasileiro na Constituição de 1988.

Este é o resultado de envolver as políticas sociais em trocas fisiológicas em nome da Governabilidade. Vários movimentos alertaram à Presidenta Dilma sobre isto, mas a escolha foi de rifar a saúde, entregar para quem não tem compromisso com a Saúde do Povo Brasileiro.

Diante disso, exigimos que a Presidenta Dilma Rousseff destitua do cargo o atual Ministro da Saúde e nomeie um quadro com capacidade técnica e política para lidar com uma das maiores crises que passamos na saúde dos brasileiros e das brasileiras em várias décadas, que seja comprometido/a com o Sistema Público integral, equânime e universal e que deixe as práticas atrasadas e autoritárias de saúde mental num lugar de onde elas não devem sair jamais: nos livros de história, apenas para nos lembrar do que nunca mais repetir!

Organizações que assinam esta nota:

Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares
Movimento Chega de Descaso