Reitoria UEMS; Assembleia Legislativa e Executivo Estadual - MS: Abertura do curso de Serviço Social UEMS e garantia de orçamento

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Gisele M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Gisele M.
começou essa petição para
Reitoria UEMS; Assembleia Legislativa e Executivo Estadual - MS
Para apoiar o projeto de lei/emenda orçamentaria de autoria do deputado João Grandão para implantação do curso de serviço social presencial na UEMS já autorizado pelo poder executivo estadual.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) é uma instituição de ensino inscrita na história deste estado e que se propõe a promover o desenvolvimento das suas diversas regiões considerando sempre suas importantes peculiaridades, tais como&colon as questões fronteiriças (brasilguaios, paraguaios, bolivianos), os pantaneiros, os povos tradicionais (sejam quilombolas ou as diversas etnias presentes neste território), as populações ribeirinhas, além da presença marcante de povos migrantes e refugiados em todo Mato Grosso do Sul. Relação de um povo que tem sua história pautada na terra e na produção da agricultura familiar. Tais peculiaridades demandam a produção e execução de políticas sociais que requerem profissionais com sólida formação fundamentada no conhecimento histórico‐crítico sobre essa realidade local e regional tão particular.

O exercício da profissão de Assistente Social requer conhecimentos em ciências sociais e humanas que possibilitem a interpretação da economia e dos cenários políticos, além de elementos sociológicos que fundamentem a compreensão das singularidades expressas no cotidiano coletivo dos sujeitos e populações com as quais trabalhamos. Tais conhecimentos visam produzir, administrar, executar e avaliar ações, programas, serviços e projetos sociais inerentes às políticas sociais, prioritariamente ofertadas pelo Estado ou em parceria com a sociedade civil, nas mais diversas áreas, como&colon saúde, assistência social, previdência social, educação, habitação, sistema de segurança, justiça, dentre outras.

Diante de tal complexidade, entendemos que a formação de graduação e de pós‐graduação em Serviço Social deve ser ofertada, na modalidade de ensino presencial, em Universidade pública, gratuita, laica e de qualidade. E, tendo em vista que em Mato Grosso do Sul isso não é ainda uma realidade, apoiamos e defendemos a abertura do Curso de Serviço Social na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), pois&colon

1‐ A oferta do curso de Serviço Social na UEMS, seja no campus da capital, seja em campi estratégicos localizados em regiões do interior, significará a ampliação da oferta de vagas para a graduação presencial em instituição pública, gratuita e de qualidade; facilitando o acesso de jovens e adultos destas regiões ao direito de cursar o ensino superior;

2‐ O princípio da indissociabilidade entre ensino‐pesquisa‐extensão, algo praticamente só visto em Universidades públicas na realidade brasileira, torna possível uma apreensão ampliada dos fundamentos teórico‐metodológicos, ético‐políticos e as habilidades técnico‐operativas, inerentes para o exercício da profissão de Assistente Social.

3‐ A pesquisa e a extensão, um dos elementos que formam uma Universidade de qualidade, possibilita a apreensão da realidade local e regional que contribui para a construção de políticas públicas e prática profissional fundamentadas no profundo conhecimento sobre a realidade concreta e suas demandas reais e, por isso, com chances mais efetivas de respostas satisfatórias para a sociedade.

4‐ A possibilidade real de, em médio prazo, se constituir linhas de pesquisa e pós‐graduação ensejará na qualificação da formação continuada dos assistentes sociais de Mato Grosso do Sul, e consequentemente, no aprimoramento do exercício profissional e das políticas sociais em curso no estado.

Portanto, a abertura do Curso de Serviço Social na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul representará um importante passo adiante no que se refere à maior qualidade dos serviços prestados por assistentes sociais à população, sejam eles os futuros formandos pela UEMS, sejam aqueles que já estão trabalhando neste estado. Em um momento conjuntural nacional tão complexo, o compromisso com a transformação social perpassa diferentes caminhos. Sem dúvida alguma, um deles é a garantia e a ampliação dos direitos sociais, civis e políticos. Garantia esta que será fortemente potencializada a partir da formação de novos quadros intelectuais de assistentes sociais graduados em uma Universidade pública, gratuita, de qualidade e de prestígio como a UEMS.
Postado (Atualizado )