Reitoria da UFF: reitor@id.uff.br: Garantam a manutenção do Curso de Produção Cultural da UFF Rio das Ostras.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Centro A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Centro A.
começou essa petição para
Reitoria da UFF: reitor@id.uff.br, Ouvidoria: ouvidoria@id.uff.br, Pró-Reitoria de Graduação: secretaria@proac.uff.br, Coordenação do Curso de Produção Cultural UFF Rio das Ostras: procult.ro@gmail.com, Departamento de Artes e Estudos Culturais: rae.uff@gmail.com, Instituto de Humanidades e Saúde UFF Rio das Ostras: puro@vm.uff.br kvsa@vm.uff.br
MANIFESTO FICA PROCULT

Nós, estudantes do curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense ‐ Campus Rio das Ostras, conscientes de que os estudos culturais vêm produzindo debates e práticas essenciais que pautam e agenciam importantes transformações sociais, certos de que a democratização do acesso ao ensino superior encontra na expansão da universidade e na oferta de vagas em cidades do interior um de seus pilares, por não nos haverem sido apresentados argumentos claros e consistentes que inviabilizem de fato a manutenção deste curso no campus de Rio das Ostras e apoiados no inalienável direito à educação e à cultura, vimos por meio deste abaixo‐assinado nos manifestar expressamente contra a possibilidade de fechamento do curso de Produção Cultural da UFF Rio das Ostras, com o consequente fechamento das 70 vagas anuais oferecidas pelo mesmo nesta cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, solução considerada como alternativa por integrantes da comunidade acadêmica frente àquilo que vêm chamando de “falta de condições acadêmicas”.

HISTÓRICO

No dia 6 de julho de 2016, ano em que se comemora 10 anos do curso de Produção Cultural da UFF Rio das Ostras, professores e estudantes reuniram‐se com representantes da Coordenação do curso e da chefia do Departamento de Artes e Estudos Culturais de Rio das Ostras para debater sobre o futuro do curso. Neste dia, cerca de cento e vinte estudantes que atenderam ao convite da coordenação e se fizeram presentes à reunião foram informados de que, em razão da ausência de condições acadêmicas e da impossibilidade de atendimento das exigências de adequação do curso apresentadas pelo Ministério da Educação em sua última avaliação, além de outros problemas, tornava‐se inviável seguir com o curso de Produção Cultural da UFF Rio das Ostras.
Parte dos professores cogitavam, por isso, o fechamento do curso ou sua transferência para o campus da UFF em Niterói. Na prática, caso a recomendação se transformasse em decisão, após passar pelas instâncias deliberativas, seria iniciada com o encerramento das vagas para novos alunos e se concretizaria após a formação de todos os alunos já matriculados no curso, ao longo dos próximos anos.
_

Reconhecemos e reafirmamos a singularidade do curso de Produção Cultural da UFF Rio das Ostras e a qualidade de seu corpo discente, que superando a falta de condições acadêmicas e apoiado em um projeto político&dashpedagógico único, supera a lógica vigente para produzir de forma menos institucionalizada e mais transformadora.

A atual conjuntura política ‐ sustentada sob um governo que tem entre seus objetivos reduzir gastos com direitos essenciais como a educação e a saúde e suprimir direitos arduamente conquistados pelas minorias, pelos trabalhadores, pelos aposentados, nos dá a responsabilidade de resistir, em nome dos direitos daqueles que ainda estão por vir.

Cientes de que estudamos num dos pouquíssimos cursos de graduação do Brasil voltados para a área dos fazeres artísticos e culturais, compreendidos por nós como um instrumento necessário para transformação social, consideramos inaceitável discutir a possibilidade de retirada do curso, um retrocesso que apoia a centralização do conhecimento e resulta no impedimento do acesso à educação por parte dos moradores da região que não podem se locomover e custear sua estada nos grandes centros para estudar.

As dificuldades instaladas no campus da UFF em Rio das Ostras são uma realidade. Assim como em outros campi do interior e mesmo nos campi das metrópoles, as universidades públicas brasileiras passam por um momento crítico. A falta de estrutura, de materiais complementares, equipamentos de uso comum, de verbas para a manutenção mínima das atividades acadêmicas produzem descontentamento não só entre professores, mas em toda a comunidade acadêmica, que experimenta diariamente os problemas decorrentes dessas dificuldades.

Apesar da consciência sobre a precariedade dos campi do interior, é consenso entre os estudantes de Produção Cultural da UFF Rio das Ostras, como foi expressamente afirmado no encontro do dia seis de julho, que a importância do curso para a sociedade está acima das dificuldades que enfrentamos no dia‐a‐dia e que qualquer decisão sobre o futuro do curso deve envolver toda a comunidade acadêmica e a sociedade de Rio das Ostras, além de esgotar todas as possibilidades e esforços para garantir a permanência do curso e da manutenção de condições dignas para estudantes, professores e demais membros da comunidades acadêmica.

Frente ao exposto, nos subscrevemos e convidamos estudantes, professores e profissionais da cultura a assinarem este manifesto conosco.

Rio das Ostras, 5 de novembro de 2016.
Postado (Atualizado )