Retirada da regra de ineditismo da Mostra SP

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Daniel M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Daniel M.
começou essa petição para
Renata de Almeida, curadora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Em 2011, na ocasião da 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, os cinéfilos do Brasil foram surpreendidos com a notícia de uma nova regra para a Mostra, a regra do ineditismo. Com isso filmes internacionais que já tivessem sido exibidos em outros festivais brasileiros e filmes nacionais que já tivessem sido exibidos em outros festivais em São Paulo ficariam de fora da seleção de um dos mais importantes eventos cinematográficos do ano.
Com isso todos perdem. Tanto cinéfilos de São Paulo que ficam sem ver filmes que passaram no Rio ou em outros estados, tanto cinéfilos do Rio, que ficam sem ver filmes que eventualmente acabem sendo exibidos na Mostra de São Paulo. Isso sem contar cinéfilos do Brasil inteiro que viajam a estas capitais para aproveitarem estes eventos para assistirem os filmes mais esperados do ano, que muitas vezes não entram em cartaz em outras cidades além destas duas.
Com isso a Mostra coloca também as distribuidoras em impasses, fazendo com que acabem por não exibirem alguns filmes em nenhum dos festivais, como foi o caso que aconteceu recentemente com “Amor” e “Azul é a Cor Mais Quente”. Relembrando que diversos dos espectadores destes festivais não são residentes destas cidades, portanto deixam de ter a oportunidade de conferir grandes vencedores de prêmios do ano por conta disso.
Há também uma infinidade de casos de filmes que foram exibidos em um dos dois festivais (portanto não no outro), que acabaram por não entrar em cartaz no país, impossibilitando milhares de cinéfilos de verem filmes de seus diretores preferidos na tela grande. Para citar alguns casos: Post Tenebras Lux, de Carlos Reygadas (exibido no Festival do Rio), A Dança da Realidade, de Alejandro Jodorowsky (exibido no Festival do Rio), Lições de Harmonia, de Emir Baigazin, vencedor da 37ª Mostra (exibido na Mostra).
Neste ano já foram confirmados centenas de filmes no Festival do Rio, sendo que dezenas são filmes muitíssimos esperados por cinéfilos de todo o país, como é o caso dos novos de Pedro Costa, Tsai Ming Liang, Xavier Dolan, Sergei Loznitsa, Frederick Wiseman, Xavier Beauvois, Amos Gitai, Kim Ki Duk. Isso só para citar grandes nomes que sabemos que infelizmente correm riscos de não entrarem em circuito nos cinemas do país.
Por isso pedimos com esse abaixo assinado a gentileza de uma revisão desta regra que joga contra a cinefilia nacional.
Postado (Atualizado )