Sabesp: Não desmatamento de 15 hectares do Parque Estadual da Serra do Mar

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Fabi L. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Fabi L.
começou essa petição para
Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) decidiu desmatar cerca de 15 hectares do Parque Estadual da Serra do Mar , uma região de proteção ambiental.
Não adiantou o parecer negativo do conselho do Condephaat, órgão estadual de patrimônio.
A área, equivalente a 150 mil m², dará lugar a uma obra para desviar as águas da bacia do rio Itapanhaú para abastecimento da região metropolitana de São Paulo.
O secretário estadual de Cultura, Marcelo Araujo, que detém a prerrogativa de decidir sobre o caso, já aprovou o projeto, embora costume acatar os pareceres do conselho.
Vale lembrar que restam apenas 7% de Mata Atlântica , incluindo exuberantes paisagens como os mananciais da represa de Paraibuna, os incríveis cenários vistos a partir da Rodovia dos Tamoios e da Estrada do rio Pardo, matas de encosta, rios e cachoeiras.
Este patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima, a proteção das encostas contra deslizamentos, além da incrível experiência do contato com a natureza através de suas trilhas e outros atrativos.
O desmatamento tem prejuízos ambientais e socio-econômicos:
Perda de biodiversidade,  Degradação dos mananciais,  Aterramento de rios e lagos,  Redução do regime de chuvas,  Redução da umidade relativa do ar,  Aumento do efeito-estufa,  Comprometimento da qualidade da água,  Desertificação,  Redução do turismo,  Perda do potencial hídrico brasileiro,  Perda do potencial farmacêutico,  Perda do potencial genético.

Postado (Atualizado )