Secretária de Educação de Rio Claro/SP, Heloísa Maria Cunha do Carmo: Pedimos a permanência do texto completo da Meta 27 no PME de Rio Claro /SP

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Lorena G. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Lorena G.
começou essa petição para
Secretária de Educação de Rio Claro/SP, Heloísa Maria Cunha do Carmo
A Meta 27 contempla os aspectos de sexualidade e gênero, raça e etnia, educação ambiental e musicalidade na reestruturação curricular prevista no PME, em consonância com o Plano Nacional de Educação. Todavia, a Estratégia 27.3 corre o risco de ser vetada por pressão de uma parcela conservadora e retrógrada da comunidade rioclarense. Por isso expressamos nosso posicionamento favorável a permanência da Estratégia 3 da referida Meta com a seguinte redação:
"ESTRATÉGIA 27.3 – Promover a inclusão da educação para a sexualidade no currículo do município de Rio Claro, em consonância com o disposto nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), bem como conjuntamente realizar a formação de todos os professores nessa área, de modo que essa inserção não se dê apenas privilegiando os aspectos biológicos da sexualidade humana, mas também vise à discussão dos aspectos sociais, culturais e históricos sobre o gênero, as mulheres e a população LGBT."
A escola não pode e não deve reproduzir a desigualdade, o machismo, a homofobia, a transfobia, a lesbofobia, o racismo, nem tão pouco abusar do seu poder, não podendo ser cooptada por aqueles que tentam manter o status quo. A escola, enquanto reprodutora do conhecimento, deve manter o seu espaço laico e tem o dever de ajudar a formar cidadãs e cidadãos capazes de lutar por uma sociedade mais justa, mais igualitária, onde todas as mulheres e homens, independentemente de seu credo, raça ou etnia, gênero ou orientação sexual, sejam respeitadas(os), ouvidas(os) enquanto indivíduos e seres humanos que são.
Coletivo Feminista Maria Maria
Postado (Atualizado )