Retorno operacional na Rodovia Anhanguera: melhoria de acesso e transporte para os moradores de Cajamar e Jundiaí

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Mariana Z. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Mariana Z.
começou essa petição para
Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Cajamar, Prefeitura Municipal de Jundiaí, Grupo CCR - Autoban
A Rodovia Anhanguera (SP-330) é o principal acesso ao município de Cajamar, cortando o município entre os km 23 e 46. Após o centro urbano do distrito de Jordanesia há pelo menos dois bairros classificados no zoneamento municipal como Zona Exclusivamente Residencial de Baixa Densidade, com 935 lotes unifamiliares, e taxa de ocupação de aproximadamente 40%. Os moradores dos Bairros Serra dos Cristais e Serra dos Lagos, assim como outros moradores de áreas rurais do entorno, sofrem com a ausência de um retorno operacional (14 km de distancia entre os retornos existentes). Ajude-nos a melhorar o acesso e o transporte da nossa região!

Contexto:

A Rodovia Anhanguera (SP-330) foi inaugurada no período de 1940-1948. Atualmente, gerenciada pela concessionária Autoban, é uma das mais importantes e movimentadas rodovias do Brasil, com o trecho de maior tráfego entre São Paulo e Campinas. É considerada, juntamente com a Rodovia dos Bandeirantes e Rodovia Washington Luís, o maior corredor financeiro do país, pois interliga algumas das regiões metropolitanas do estado como São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto, assim como o Aglomerado Urbano de Jundiaí e a Região Administrativa Central (Wikipédia).

O município de Cajamar é uma das 39 cidades que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, tendo como limites territoriais os municípios de Jundiaí, Franco da Rocha, Caieiras, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e São Paulo. O município é subdividido nos distritos de Polvilho; Jordanésia; Centro (Sede) e Região do Ponunduva. Possui extensão territorial de 131,33 km², população total estimada em 71.013 habitantes com densidade demográfica de 540,47 habitantes/km², com grau de urbanização de 98,46% (2014) e taxa geométrica de crescimento anual da população (2010/2015) de 2,10% a.a., superior as taxas da Região metropolitana e do Estado de São Paulo (Prefeitura de Cajamar).

A Rodovia SP-330 corta o município, entre os quilômetros 23 e 46. Os principais aglomerados urbanos do município (Polvilho e Jordanésia) estão próximos e/ou ao seu redor. Nos 23 km de extensão da rodovia no perímetro municipal, há apenas 3 retornos: 1) km 29, para acesso ao centro urbano de Polvilho; 2) km 35,5, acesso a distrito centro; 3) km 38, para acesso ao centro urbano do distrito de Jordanésia e Rodovia Edgard Máximo Zambotto (SP-354).

Após o trecho Urbano de Jordanésia (km 39) o único retorno possível é no município de Jundiai, no km 53. Ao longo desses 14 km existem áreas residenciais, definidas no macrozoneamento municipal como Zona Exclusivamente Residencial de Baixa Densidade (ZER4), onde estão localizados os bairros Serra dos Cristais e Serra dos Lagos, entre outros (Plano Diretor Municipal de Cajamar, 2011).

Na área urbana do bairro da Serra dos Lagos são aproximadamente 745 lotes unifamiliar com taxa de ocupação de aproximadamente 35%, que representa 260 residências e aproximadamente 780 pessoas. No bairro Serra dos Cristais são 190 lotes, com taxa média de ocupação de 50%, que representa 80 residências, aproximadamente 240 pessoas. Além da população residente há uma população circulante (trabalhadores e prestadores de serviços) de aproximadamente 510 pessoas/dia (1,5 pessoas por residências). Totalizando 1.530 pessoas nas áreas residenciais (2,5% da população do município) e potencial de crescimento para 4.207 pessoas, sem considerar as pessoas residentes em áreas rurais e ocupações irregulares.

Os moradores desses bairros convivem diariamente com ausência de um retorno operacional. Além de percorrerem 14 quilômetros diariamente para acesso ao retorno, sofrem também com a falta de transporte público municipal, que não chega até o local por dificuldade de acesso. A dependência do transporte intermunicipal aumenta o tempo de deslocamento e o custo do transporte, além de agravar o risco de acidente e morte durante a travessia dos pedestres na rodovia para acesso ao transporte intermunicipal e fretado.

Diante o exposto, e tendo em vista o disposto no item 4.5 da Seção 3.02 – (Autorizações para acesso às estradas) do Manual de Normas do Departamento de Estradas de Rodagem da Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, SOLICITAMOS , por meio deste, a assinatura dos moradores e funcionários e demais interessados, para que possamos desenvolver um pedido de um único acesso que sirva, indistintamente, a todas as propriedades, por meio de um retorno operacional, de via dupla, para acesso a ambos os lados da Rodovia Anhanguera, nas proximidades do km 46 , para o livre acesso, sendo exercidas solidariamente pelos interessados.

Postado (Atualizado )