Secretarias de segurança pública do estado do Pará e município de Belém: Segurança contra assalto a ciclistas no BRT

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Zalan L. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Zalan L.
começou essa petição para
Secretaria Estadual de Segurança Pública do Pará (SEGUP)

Nós, cidadãos da Região Metropolitana de Belém, precisamos com urgência de policiamento mais presente na extensão da Av. Almirante Barroso, onde, na ciclovia do BRT e entornos, diariamente ocorrem assaltos - alguns, inclusive, com utilização de armas de fogo - e, apesar de inúmeros boletins de ocorrência feitos, as providências tomadas pelo sistema de segurança pública não foram eficazes para diminuição das ocorrências.

Frente a esta situação, nós, cidadãos abaixo-assinados, solicitamos a esse Órgão de Segurança:

1. Policiamento ostensivo no mínimo até as 0h, com viaturas visíveis espalhadas pelos 6Kms da referida Avenida;
2. Policiamento ostensivo também na ciclovia do BRT e ajdacências, por meio de policiais em bicicletas (como já é feito pela P.M. na Praça da República);
3. Atendimento 24h aos cidadãos na Delegacia do Marco (alguns casos relatados dizem que só há atendimento até 18h);
4. Disponibilizar informação sobre bicicletas apreendidas e/ou recuperadas pelas Polícias em sistema "online", com fotografias das mesmas;
5. Firmar parceria com a comunidade "CicloBelém" e com outros colaboradores congêneres, através de reuniões, debates, audiências, monitoramentos, mecânismos ou ferramentas “online” com os órgãos de segurança pública competentes, afim de iniciar e fomentar interação, circulação de informação e estratégias, utilizando os dados colhidos sobre furtos e roubos coletados pelos ciclistas e pelos demais agentes e usuários, e dispostas em www.ciclobelem.com/bike-roubada e demais meios de comunicação em massa, previamente cadastrados e participantes da cooperação conjunta, podendo assim traçar estratégias de atuação para os órgãos de segurança.

Desejamos imensamente que os cidadãos que ali transitam, seja a pé ou de bicicleta, voltem a se deslocar para trabalhar, estudar ou se exercitar sem a iminência de ter uma arma apontada para suas cabeças, em grave ameaça as suas vidas.

Na oportunidade, solicitamos em caráter de urgência, reunião com vossa excelência para tratarmos dos assuntos aqui relatados.

Postado (Atualizado )