Senado Federal: Tornar o Desenho Geométrico e Projetivo obrigatório no currículo escolar

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por BEATRIZ P. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
BEATRIZ P.
começou essa petição para
Senado Federal
É sabido que "(..) no Brasil a educação é historicamente relegada ao segundo plano (...). E as mudanças que a área do Desenho Geométrico necessita, a começar por uma definição mais pontual de seu lugar no currículo escolar, só serão possíveis de se tornarem concretas quando houver pressão popular (...), para que, antes mesmo de ser definida no currículo, seja obrigatória perante a legislação educacional brasileira, pois dessa forma pode-se pensar sua valorização dentro do contexto escolar e acadêmico. Então, que seja feito!" (PINTO, Beatriz dos R. O DESENHO GEOMÉTRICO E O CURRÍCULO ESCOLAR: HISTÓRIA, ATUALIDADE E LUTA. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. Pág. 35)

Há interdisciplinaridade entre diferentes áreas de conhecimento, haja vista que nenhum saber se dissocia do outro. Todo conhecimento humano está interligado. E é fato que o estudo do Desenho Geométrico é de suma importância para a formação do conhecimento escolar. Se não o fosse, escolas de nome de nosso país não teriam resistido em aniquilá-lo do currículo, mantendo-o, até hoje, presente na grade escolar obrigatória de seus alunos.

Mas em que lugares vemos o Desenho? Em tudo. O universo, tal qual o concebemos, está normatizado em uma construção que permeia a forma como o homem o enxerga. E o percebemos, o construímos mentalmente, através de proposições geométricas básicas. A nossa própria visão se configura como um sistema cônico de projeção, por exemplo.

Por inúmeros motivos a mais, se percebe que há necessidade de retomar a obrigatoriedade do Desenho no currículo escolar. Todo conhecimento é importante e nenhum conhecimento deve ser relegado a uma classificação secundária. Quanto maior o acesso a diferentes saberes, mais sólida e frutífera será a formação dos estudantes deste país.

O que se quer, por meio deste, é pedir a ajuda de todos para mudar a situação atual do Desenho, quanto a sua obrigatoriedade, retomando-o, desta forma, como componente curricular obrigatório da educação básica nacional, para que possa compor mais um papel no cenário da construção do conhecimento de todos.

Postado (Atualizado )