AGILIZA ANVISA! REGULE O CULTIVO DE CANNABIS PARA PESQUISA

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Renato F. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Renato F.
começou essa petição para
Senhor Diretor Presidente da ANVISA Jarbas Barbosa da Silva Júnior
Senhor Diretor Presidente,

A ANVISA anunciou a criação de uma proposta de regulação do cultivo de Cannabis para fins científicos, e sua apresentação para consulta pública até o final de 2017. Infelizmente, isso ainda não aconteceu.

A regulamentação do cultivo para fins de pesquisa é de extrema importância para o avanço da produção científica nacional sobre os possíveis usos terapêuticos dos canabinoides, componentes da planta.

Milhões de brasileiros, portadores de diferentes doenças, poderiam se beneficiar dos resultados dessas pesquisas. As dificuldades decorrentes da falta de regulamentação para cultivo tornam o avanço dessas pesquisas especialmente lento.

O Brasil é reconhecido internacionalmente pela relevância de sua pesquisa na área de canabinoides, graças ao trabalho pioneiro de diversos cientistas brasileiros com dezenas de estudos e milhares de citações em renomadas publicações científicas internacionais. E toda uma nova geração de jovens cientistas poderiam se beneficiar dessa regulamentação.

Canadá, Israel, Holanda - e mais da metade dos estados dos Estados Unidos - possui regulamentação para cultivo de Cannabis para fins científicos e terapêuticos. Nesses países, as pesquisas com canabinoides são facilitadas e inclusive incentivadas por seus governos, que entendem a importância da compreensão e da aplicação terapêutica desses componentes. É de suma importância e urgência que a Agência não se omita diante dessa evidente demanda de pacientes e cientistas do mundo.

A regulação da prática científica de produção e manipulação de produtos canabinoides em suas diversas áreas do conhecimento deve ser apresentada e discutida. Essa iniciativa de regulação é fundamental e urgente. Sem ela, diversos estudos permanecem estagnados e dependentes de produtos importados, caros e de difícil acesso.

Logo, Senhor Presidente, vimos por meio desta expressar o apoio dos pesquisadores e cidadãos que subscrevem essa carta para que dê continuidade à iniciativa de regulamentação prometida. Esperamos que vossa excelência também compreenda a urgência da demanda e não arrefeça em seu propósito, cumprindo com louvor a missão de seu cargo.

Postado (Atualizado )