A maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudanças

Sistema Único de Saúde: Forneçam cateteres hidrofílicos para lesados medulares

Sistema Único de Saúde: Forneçam cateteres hidrofílicos para lesados medulares
  
  

 


Por que isto é importante

Pessoas com lesão medular utilizam alguns produtos específicos e é de extrema importância que esses produtos sejam de qualidade, resultando assim em maior qualidade de vida para seus usuários.

O Artigo 196 da Constituição Federal, a Lei 8.080, e o Estatuto da Pessoa Com Deficiência garantem à pessoa com deficiência o direito de acesso universal a saúde e tecnologia assistiva. Mas na prática isso não acontece.

Pessoas com lesão medular têm o funcionamento de órgãos como bexiga e intestinos alterados e por isso utilizam alguns produtos específicos. Certos produtos e serviços tornam mais fácil a vida de pessoas com deficiência que tenham condições médicas realmente íntimas

Cateteres hidrofílicos são considerados o padrão ouro para pessoas que precisam realizar o esvaziamento da bexiga várias vezes ao dia, principalmente lesados medulares.

No entanto, no Brasil, os cateteres hidrofílicos são de acesso restrito pelo SUS. O cateter comumente usado, traz um alto risco de infecções urinárias, sangramento de uretra e perda de qualidade de vida dos lesados medulares.

A ONG Movimento SuperAção entende que as Secretarias Estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde do Brasil tem responsabilidade em viabilizar o acesso a cateteres hidrofílicos, assim como a disseminação de informações sobre os melhores produtos e tratamentos disponíveis atualmente.

Assine! Participe! Enviaremos essa petição para as autoridades competentes, pois queremos acesso a cateteres hidrofílicos e melhora na qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Postado setembro 29, 2016
Relatar isso como inapropriado
Clique para Copiar: