A maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudanças

Justiça para Mariana

Por que isto é importante

Sinto um aperto no peito toda vez que surge uma nova notícia sobre o desastre de Mariana na minha timeline do Facebook. E pior ainda é pensar que as famílias afetadas, e todo o meio ambiente daquela região, podem nunca ter justiça.

Parte da imprensa está colocando foco nos abalos sísmicos, dizendo que foi apenas um acidente. E um secretário do governo estadual chegou a dizer que a empresa também era vítima! Vítimas são os mortos, as milhares de famílias sem casa, os 300 mil sem água e as 25 mil crianças sem aula por causa do desastre e o meio ambiente devastado por essa lama que muitos dizem ser tóxica.

Casos como este já aconteceram inúmeras vezes em todo o Brasil. Se não fizermos nada, este pode ser apenas mais um. Mas felizmente, uma das empresas que operam a Samarco no Brasil é a gigante Vale, a maior mineradora do Brasil e grande demais para se esconder.

Se além de pressionarmos a Samarco, colocarmos a Vale sob os holofotes e exigirmos que eles montem um plano emergencial sério para compensar as famílias e ajam rapidamente para limpar aquela lama, poderemos pelo menos garantir que os impactos serão minimizados e que eles não sairão impunes deste que pode ser o maior desastre ambiental da história do nosso país.

Assine a petição, e quanto conseguirmos assinaturas suficientes, levaremos nosso apelo direto para os dirigentes da Samarco e Vale e para as autoridades locais, estaduais e federais junto com movimentos sociais e as pessoas afetadas por essa monstruosidade.

Postado novembro 11, 2015
Relatar isso como inapropriado