Todos os brasileiros. : 19 de Julho - MANIFESTO POR UMA NICARÁGUA LIVRE E DEMOCRÁTICA!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Nicarágua L. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Nicarágua L.
começou essa petição para
Todos os brasileiros.
MANIFESTO POR UMA NICARÁGUA LIVRE E DEMOCRÁTICA!

A revolução Sandinista, que derrotou a ditadura familiar dos Somoza na Nicarágua em julho de 1979, cumprirá no próximo ano quatro décadas. Foi o último sonho revolucionário perdido, a última esperança que se foi pelo sumidouro da história. Não foi fácil construir um país empobrecido pela ditadura em meio a um conflito marcado por uma guerra civil interna em plena Guerra Fria. Mas ao sandinismo o maior dano não foi ocasionado pela CIA. O que danificou foi a ganância de alguns de seus comandantes, especialmente Daniel Ortega Saavedra.

Em 2007, Ortega retornou à presidência do país. Graças a fraudes eleitorais denunciadas por organismos internacionais, seguiu fazendo isso até agora, violando a própria constituição que impede que uma mesma pessoa esteja à frente do país mais de dois mandatos. O que estamos vendo nestes dias na imprensa, as revoltas de milhares de nicaraguenses, não é mais que o resultado de quase 12 anos de deriva autoritária.

Não foi o apenas a tentativa de imposição antidemocrática de uma reforma da Previdência que rebaixava aposentadorias e pensões que fez explodir o caldeirão, levando os jovens às ruas a partir de abril. As políticas econômicas antipopulares vêm se somar a mais de uma década de governo tirânico, que sequer se preocupa em maquiar seus métodos ditatoriais. As mãos de Ortega e Murillo se mancharam com o sangue de mais de três centenas de compatriotas: estudantes, camponeses, jornalistas, jovens, povo trabalhador das periferias urbanas.

Os nicaraguenses saíram às ruas para gritar “basta!”. Fizeram-no de maneira pacífica, mas o governo de Ortega e Murillo, através da polícia, forças antimotins e forças paramilitares estão a massacrá-los.

Ortega não respeitou os acordos estabelecidos no Diálogo Nacional, usando este espaço para ganhar tempo enquanto manteve ativa a repressão. Mais recentemente, líderes sociais que estão na mesa do diálogo começaram a ser perseguidos e assediados.

Há somente uma via para a solução pacífica e democrática da situação nicaraguense: é preciso interromper imediatamente a repressão de Daniel Ortega e Rosario-Murillo e os crimes cometidos pelo casal contra o seu próprio povo merecem ser julgados por tribunais independentes.

Demandamos o fim do perseguição contra líderes sociais e ativistas dos movimentos sociais, assim como o fim de prisões políticas, particularmente de jovens.

Os nicaraguenses merecem nossa solidariedade, que como escreveu Gioconda Belli é a ternura dos povos. Por isso, os signatários abaixo pedimos que a comunidade internacional repudie os massacres contra a juventude e o povo nicaraguense, abrindo os olhos e o caminho para a expressão democrática e livre da Nicarágua.

Postado (Atualizado )