UFLA - Universidade Federal de Lavras: FICA YEBÁ - Apoie a Agroecologia na Universidade Federal de Lavras

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Gabriel R. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Gabriel R.
começou essa petição para
UFLA - Universidade Federal de Lavras
O Núcleo de Estudos em Agroecologia Yebá é uma entidade de extensão da Universidade Federal de Lavras -UFLA que pratica o ensino, pesquisa e a extensão universitária.
Durante os aproximados 30 anos de existência do Núcleo , foram realizadas diversas ações com a comunidade de Lavras e região, ligadas a produção científica, bem como encontros e capacitações voltadas a formação do profissional em Agroecologia. O espaço é utilizado para atividades de Bioconstrução, Manejo de Sistemas Agroflorestais, Minhocultura, Compostagem e Olericultura Orgânica.
A sustentabilidade para a Agroecologia é ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceita. A área do Yeba é um local que abriga grande biodiversidade, é um espaço de aprendizado em Tecnologias Socioambientais e Extensão Inovadora em Agroecologia. Existe um valor simbólico compartilhado pelas pessoas que contribuíram com sua construção através de vivencias e experiências.
Fontes oficiais expuseram publicamente que pretendem destinar esta Área a outros fins. Para manter a Certificação Universidade Azul, pretendem construir uma caixa d’agua no local , realocando o grupo para uma outra área de difícil acesso. É sustentável ignorar o histórico, as estruturas e a biodiversidade do local? É preciso dialogar com os atores envolvidos de forma participativa para que as decisões sejam justas e sustentáveis.
Aqueles (organizações e pessoas) que se solidarizam com a manutenção e preservação da área do Yebá, assinam esta petição.

Postado (Atualizado )