A maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudanças

Diga NÃO aos jogos de azar!

Esta petição está esperando pela aprovação da Comunidade da Avaaz.
Diga NÃO aos jogos de azar!

Por que isto é importante

A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CEDN), do Senado brasileiro aprovou, no dia 16 de dezembro de 2015, o Projeto de Lei (PLS) 186/2014 que regulamenta a exploração dos jogos de azar no Brasil.

Segundo o portal do Senado, a matéria faz parte da Agenda Brasil — pauta apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, com o objetivo de incentivar a retomada do crescimento econômico do país. A proposta permite o funcionamento no Brasil de cassinos e bingos, além de legalizar jogos eletrônicos e o jogo do bicho.

Caso esse projeto passe pela Câmara dos Deputados e seja sancionado pela Presidência da República, o Brasil é quem vai perder o jogo e ganharemos seguintes problemas:
  • caça níqueis e vídeo lottery espalhados por diversos ambientes nas cidades;
  • pessoas e suas respectivas famílias sofrendo com a dependência ao jogo de azar;
  • concentração de renda, afinal muitos jogam e poucos ganham;
  • publicidade ousada em busca de lucro, disseminando vantagens e estimulando à dependência ao jogo de azar;
  • possível investimento público para o desenvolvimento de empresas que realizem este tipo de negócio;
  • lucro alto para grandes empresas que receberão o dinheiro de muitas apostas;
  • destruição de expectativas e sonhos das pessoas que jogam.

É preciso mudar a mentalidade de que os jogos de azar trariam novas possibilidades financeiras para o país “em crise”, acreditamos que essa medida é que contribuirá com a
“crise”.

Num país com tantas necessidades o jogo de azar traria ainda maior concentração de renda e práticas ilícitas como drogas e prostituição poderiam ser incentivadas com a regularização do jogo.

Não queremos ficar como a Itália, onde a liberação dos jogos de azar aconteceu há 10 anos. Por lá, o “azar” foi aberto para arrecadar mais impostos sem análise de impacto socioambiental e pelo país inteiro é possível encontrar caça níqueis e vídeo lottery. O impacto nas classes da sociedade mais pobres de educação e cultura é muito forte. No país, o volume de receitas da indústria do azar gera cerca de 80 bilhões de euros ao ano, bem como os meios tecnológicos para induzir a dependência são poderosos e sofisticados.

Por isso tudo, não queremos essa lei para o Brasil! Vamos combater esse “azar” para o futuro do país!

Assine ao lado e diga NÃO aos jogos de azar
para o nosso Brasil!

Postado Fevereiro 19, 2016