Entendi
COMPAHC-SBC e Prefeitura de São Bernardo do Campo: Salve a Chácara Columbia no Rudge Ramos!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Daniel M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Daniel M.
começou essa petição para
COMPAHC-SBC, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Orlando Morando
Nós do movimento em defesa da vida da Chácara Columbia ( Viva Chácara Columbia ) e demais abaixo‐assinados, queremos por meio desse, reivindicar junto a Prefeitura de São Bernardo do Campo e ao COMPAHC‐SBC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo) o tombamento permanente para a preservação da natureza ali existente e a criação de um futuro parque aberto para todos os cidadãos.

A Chácara situada na Avenida Senador Vergueiro, 3490 ‐ Rudge Ramos, tem 15mil metros quadrados de natureza, história e arqueologia. Sendo umas das últimas áreas verdes ainda preservadas da cidade.

O local teve tombamento provisório decretado em 2002 pelo COMPAHC (nº 25052/2002) e agora está sobre ameaça dos novos donos que querem derrubar o tombamento para construção de torres residenciais.

Em 2008 foi encomendada uma pesquisa arqueológica do terreno realizada por Charles Bonetti (link na integra no final do texto):

" Diagnóstico prospectivo arqueológico realizado na Chácara Columbia (...) em 2009. Relatório dos trabalhos entregue ao IPHAN‐SP indica a existência de um sítio arqueológico com diferentes ocupações, possivelmente de diferentes épocas
de povos ceramistas em função de dois tipos distintos de fragmentos cerâmicos encontrados. Há também a possibilidade desse sítio ter sido um local de passagem, talvez um sítio histórico, devido à existência de fragmentos de louça (?) ou porcelana (?), uma com as inscrições “P II”, “Rio de Janeiro” e o “Brasão do Império”. Foi encontrado também um depósito de carapaças de conchas de moluscos, provavelmente de origem marinha, no interior de uma das quadras escavadas. O artigo apresenta proposta de criação de um museu de sítio para uso ecoturístico."

A situação é emergencial, pois estão aos poucos matando as árvores e destruindo o patrimônio para acabar de vez com todo o valor histórico e ecológico do espaço para ter um pretexto de construir torres residenciais.

Cito mais um trecho do estudo: "(...) apesar da área de pesquisa encontrar‐se dentro de uma propriedade privada e devidamente murada, recomendamos o cercamento do perímetro de interesse arqueológico descrito e indicado em planta para sua maior proteção, além de seu imediato tombamento por se tratar de uma área de elevada relevância arqueológica, histórica e patrimonial."

a)
Queremos o tombamento oficial de toda a chácara;
b) Fim do entra e sai de caçamba com entulhos da demolição dos casarões históricos do terreno;
c) Elaboração do projeto para criação de um Parque para a preservação e estudo do sítio arqueológico, que seja desenvolvido junto com a comunidade e para a comunidade;

Junte‐se nessa luta a favor da vida!

Link para a pesquisa arqueológica: http://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/article/viewFile/843/739

Postado (Atualizado )