Clique em Configurações de Cookies para usar este recurso.
Em seguida, clique em 'Permitir Todos' ou ative apenas os 'Cookies Publicitários'
Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Vitória
Esta petição foi encerrada

Vitória
Esta petição foi encerrada
50 Apoiadores

Amerigo S.
começou essa petição para
Parlamento Europeo
Queridos amigos,

Gostaríamos que você tomasse medidas a fim de proteger a liberdade de cada Estado-Membro da União Europeia de proibir a venda e o cultivo de culturas geneticamente modificadas.

Atualmente, a legislação europeia aponta a possibilidade de um Estado Membro restringir o uso de uma cultura geneticamente modificada autorizada sob a legislação europeia somente com a informação adicional de que a cultura geneticamente modificada constitui um risco para à saúde humana ou ao ambiente (art. 23 da Diretiva 2001/18/CE). Em outras palavras, o assunto é descrito em termos extremamente vagos.

No dia 6 de Setembro de 2012, no entanto, o Tribunal de Justiça Europeu declarou o seguinte: o cultivo de organismos geneticamente modificados tais como o MON 810 variedade de milho não pode estar sujeita a uma autorização de procedimento nacional quando o uso e a comercialização dessas variedades forem autorizados ao abrigo da legislação europeia. Essa decisão foi o resultado da disputa legal entre o Ministério da Agricultura, Políticas Alimentação e Florestas Italiano e a Hi Bred Pioneer Srl, que estava solicitando uma autorização para vender sementes híbridas geradas a partir da variedade de milho geneticamente modificado MON 810 produzido pela Empresa Norte-Americana Monsanto.

À luz desta decisão, um Estado-Membro da União Europeia fundamentalmente não esta autorizado de proibir a venda e o cultivo de variedades de organismos geneticamente modificados uma vez que estes passaram por procedimentos de autorização a nível europeu. Acreditamos ser tal política direta ou indiretamente influenciada por interesses de grandes multinacionais, como a Monsanto, enquanto o pesquisa "Europeus e Biotecnologia em 2010", publicada pela Comissão Europeia mostrou que 57% dos cidadãos europeus são contrários aos OGM, enquanto apenas 27% são a favor.

Diga sim para uma União Europeia baseada no respeito a todos os cidadãos, dizer não a uma União Europeia onde as decisões são afastadas e mantidas longe do povo.

Com esta petição vamos exigir do Parlamento Europeu garantias que qualquer Estado-Membro seja livre para proibir a venda e o cultivo das culturas geneticamente modificadas autorizadas ao abrigo da legislação europeia, mantendo a controvérsia sobre os transgênicos mais perto das pessoas.

Com esperança, Amerigo Sivelli, Michela Paganini, Matteo e o resto do grupo.

Para mais informações:

A decisão do Tribunal de Justiça: http://www.bloomberg.com/news/2012-09-06/court-says-eu-vetted-gmos-not-subject-to-country-approval.html

O acórdão do Tribunal: http://curia.europa.eu/juris/document/document.jsf?text=&docid=126437&pageIndex=0&doclang=EN&mode=req&dir=&occ=first∂=1&cid=1326638

A diretiva europeia em causa: http://www.biosafety.be/GB/Dir.Eur.GB/Del.Rel./2001_18/2001_18_TC.html

Os mecanismos por trás grandes multinacionais como a Monsanto: http://youtu.be/gE_yIfkR88M
Postado (Atualizado )