.: Manifesto Em Defesa da Universidade Pública :.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Comitê E. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Comitê E.
começou essa petição para
.
Defender a universidade é defender os valores intrínsecos a esta instituição, ou seja, a democracia, a autonomia intelectual, a livre expressão de pensamento, a pluralidade de ideias, o desenvolvimento humano e a busca pela preservação da vida e do meio ambiente. À universidade cabe a nobre tarefa de se dedicar a desvendar todas as possibilidades que o conhecimento oferece à vida humana.

Defender o caráter público - e, portanto, gratuito, acessível e diverso - das universidades brasileiras é defender que o conhecimento seja produzido e apropriado por camadas cada vez mais amplas da população. A recente abertura da universidade pública – através de mecanismos de inclusão – a negros, pardos, indígenas e pessoas de baixa renda propiciou que a universidade avançasse em seu caráter público. A democratização do acesso ao ensino superior é uma conquista social e histórica inestimável para o Brasil.

Defender a universidade pública também é compreendê-la enquanto parte integrante da sociedade que a mantém, com recursos materiais e humanos. Em contrapartida, as universidades oferecem à população museus, hospitais, creches, escolas, teatros e outras estruturas de excelente qualidade, além da produção e disseminação de um rico patrimônio cultural e científico.

Por tudo isso, nós abaixo assinados nos posicionamos em favor de uma universidade autônoma, laica, pública, gratuita e de qualidade. Somos contra quaisquer projetos que representem restrições ao acesso, à gratuidade e à liberdade de pensamento. Convidamos toda a população preocupada com os rumos da educação de nosso país a se manifestar em defesa das universidades públicas, visando preservar seu caráter público e seu elevado e internacionalmente reconhecido padrão científico e cultural.
Postado (Atualizado )