Salve o Cânion do Funil!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Salve O. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Salve O.
começou essa petição para
Ministério Público de Santa Catarina
       O Cânion do Funil, pertencente ao Parque Nacional de São Joaquim em Santa Catarina, um dos principais patrimônios paisagísticos do Brasil, pode ter sua beleza cênica única e selvagem perdida pela instalação de um complexo eólico com 28 torres aerogeradoras – a torre mais próxima ficará a 60 metros dos limites do parque.

   O Ministério Público do Estado de Santa Catarina abriu inquérito civil para apurar as irregularidades no licenciamento prévio para instalação da referida usina eólica, depois de receber denúncia da Comissão de Defesa dos Aparados da Serra e de organizações não governamentais.

  Além de comprometer o turismo, uma das maiores fontes de emprego e renda da Serra Catarinense (o cânion é uma das principais atrações da região junto com o Morro da Igreja), o empreendimento também pode afetar a biodiversidade e nascentes que abastecem a região. O parque localiza-se sobre os divisores de águas de bacias hidrográficas e é refúgio de espécies ameaçadas de extinção, como o Leão-baio (Puma concolor) e o Veado-campeiro (Ozotoceros bezoartuicus), além de aves migratórias.

  Reivindicamos que não se autorize a instalação do empreendimento até que o mesmo seja modificado, com a eliminação dos impactos no Cânion do Funil.
Postado (Atualizado )