Parem com a destruição das dunas do Peró!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Martim M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Martim M.
começou essa petição para
Prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa; , Presidente do INEA, Marilene Ramos;, Secretário do Meio Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc;, Neemias Pinho, Coordenador da Base Avançada do IBAMA de Cabo Frio, Volney Zanardi Júnior, Presidente do Ibama
O maior campo de dunas ativo do estado do Rio de Janeiro está em vias de desaparecimento. O campo de dunas da Praia do Peró (Cabo Frio-RJ), assim como sua fauna e flora de restinga, estão sendo destruídas para a implementação de um enorme complexo hoteleiro que comprometerá toda a planície costeira do Peró. As licenças de instalação já foram concedidas pelo INEA, dando início a destruição da mata de restinga e o aplainamento de áreas de dunas. Esta região tem um valor ambiental importantíssimo, principalmente por ser um dos últimos campos de dunas do estado do Rio de Janeiro que ainda não sofreu processo de urbanização. Por isso o ecossistema das dunas do Peró é habitat de espécies endêmicas do RJ, como o Lagartinho-branco-da-praia (Liolaemus lutzae), e o pássaro Formigueiro-da-Praia (Formicivora littoralis), ambas as espécies estão em extinção. Exigimos que as obras do empreendimento sejam paralisadas imediatamente, que os documentos e adequações do projeto sejam reveladas ao público, e que os órgãos ambientais se expliquem diante da população.

Martim Moulton (Geógrafo formado pela Universidade Federal Fluminense)

Guilherme Fernandez (Geógrafo, Professor de Geografia pela Universidade Federal Fluminense)

Katia Mansur (Geóloga, Professora de Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Cyl Farney (Botânico, Pesquisador do Jardim Botânico do Rio de Janeiro)