Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro: Tombamento e desapropriação do Casarão da Bananal

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Amaf A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Amaf A.
começou essa petição para
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Casa do Bananal: Tombamento, Desapropriação e Projeto de Centro de Cultura, Artes, Lazer e Educação.

A Freguesia tem sofrido e continua sofrendo as consequências da especulação imobiliária que transformou completamente as características e a paisagem de nosso bairro.
Derrubada de arvores de antigos sítios, belíssimos casarões e casas tem sido destruídas para dar lugar a prédios residenciais e comerciais.
O Casarão da Bananal pode ser mais uma vítima desse descontrole provocado pela omissão das autoridades.
O Casarão foi construído no ano de 1952, pertenceu à família Monteiro de Almeida Macambira, família tradicional da região.
Possui uma arquitetura espetacular, do estilo eclético e revestimento em pó de pedra. Situa-se em um terreno extremamente arborizado.
O local já serviu de locação, na década de 70, para filmagem de um dos filmes dos Trapalhões e em outros anos também para outros filmes e séries.
O local também já foi utilizado para a realização de inúmeros eventos sociais, tornando-se um ícone do bairro.
Hoje esse belo casarão está ameaçado de demolição, assim como vem acontecendo com tantas casas da região como a bela casa de estilo Art Decô, também na Estrada do
Bananal de valor histórico, por ter refugiado Carlos Lacerda na Revolução de 64, e ainda na Estrada do Quitite, a residência de veraneio do Presidente João Goulart.
Por tudo isso, a AMAF está pedindo sua participação nesta campanha pelo tombamento e desapropriação do Casarão. O abaixo-assinado será encaminhado ao Prefeito e demais órgãos responsáveis para a criação, no local, de um Centro Cultural com oficinas e atividades culturais, educativas e promoção da saúde, direcionadas às crianças, adolescentes, adultos e idosos; escolas de artes, museu, biblioteca para o bairro, conforme proposta já enviada à Prefeitura.
Ajude-nos a salvar o Casarão do Bananal.
Vamos resgatar a Qualidade de Vida em Nosso Bairro. Junte-se a nós !!!!
Nota: Fotos do local podem ser vistas no link:

Postado (Atualizado )