Entendi

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Cristal B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Cristal B.
começou essa petição para
Presidência da República e as Comissões de Meio Ambiente da Câmara Federal
À Exmº. Srº. Michel Temer
Presidente Interino da República Federativa do Brasil
C/C: Ao Exmº. Sr. Eliseu Padilha
Ministro de Estado da Casa Civil

Excelentíssima Srª. Presidenta,

A sociedade da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, representando em sua diversidade uma população de cerca de 20 milhões de pessoas, localizada em 504 municípios ao longo dos Estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, além do Distrito Federal:

Reivindica, com este abaixo-assinado, que seja assinado o Decreto Presidencial que cria o CONSELHO GESTOR do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e que o referido Programa seja prorrogado por mais 20 anos, assegurando a participação efetiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no CONSELHO GESTOR DO PROGRAMA DA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, instituído desde 2004 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com prazo de execução das ações até 2015.

Com isso, queremos que o CBHSF integre as discussões destinadas a reverter o quadro de degradação ambiental na bacia do São Francisco , potencializando os esforços comuns em prol da preservação e conservação ambiental e da melhoria de qualidade de vida da população ribeirinha e de toda a bacia hidrográfica.

O Comitê do São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil, comunidades tradicionais e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia.

Para tanto, vimos no âmbito da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, uma iniciativa que intitula, desde 2014, o dia 3 de junho como Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, externar a presente demanda pela reformulação e efetivo funcionamento do Conselho Gestor do Programa da Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, principalmente em momento de prolongamento da severa estiagem que atinge duramente o Rio São Francisco, já extremamente penalizado pelo volume crítico dos seus principais reservatórios hidrelétricos, pelas baixas vazões destinadas a atender prioritariamente às demandas do setor elétrico, pelo comprometimento dos usos múltiplos de suas águas e pelos impactos ambientais que comprometem a qualidade das águas.

Certos de contar com o pronto atendimento, subscrevemos:
Postado (Atualizado )