Entendi
Presidência do Brasil: Os cargos da hierarquia da Petrobras sejam preenchidos por eleição.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Grupo D. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Grupo D.
começou essa petição para
Presidência do Brasil
Democratizar a Petrobras é democratizar o Brasil

A Petrobras (na época, Petrobrás) foi criada em 3 de outubro de 1953, pela lei 2004, assinada pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, a partir de uma grande luta de vários setores da sociedade brasileira. Foi a campanha O petróleo é nosso, com destacada participação popular, que garantiu não apenas a criação da Petrobrás, mas também que fosse uma empresa com significativa participação do Estado, num ambiente de quase monopólio estatal em termos de indústria do petróleo.

Embora incompleta, pois, entre outros aspectos, algumas refinarias e muitos postos de gasolina privados existiram nesse quadro, além de ter nascido com ações em bolsas, dos privatistas (na época, chamados principalmente de entreguistas) terem ganho cargos de destaque na hierarquia da empresa desde o início, da empresa sempre ter beneficiado mais os capitalistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, do que o povo, e de muitas vezes a Petrobras não respeitar os trabalhadores e o povão, sua criação, especialmente da forma como foi feita, foi uma grande vitória do povo trabalhador brasileiro, importantíssima na busca de uma independência real, que passa pela independência energética e econômica. E é fundamental que essa memória seja valorizada.

Apesar de criada a partir da luta popular, o povo brasileiro nunca foi sequer perguntado sobre que rumos a empresa deveria ter. Tampouco os trabalhadores petroleiros foram ou são perguntados. Quando algo é nosso, nós decidimos o que fazer com esse algo. Hoje isso não ocorre. Pra isso, não servem nem o esquema de loteamento de cargos politiqueiro-partidário nem a privatização da empresa, que, aliás, já vem ocorrendo, inclusive porque os grandes agentes privados e privatizantes também atuam, (in)diretamente, no loteamento de cargos. Pra contribuir pra que a Petrobras seja realmente do povo, pro povo e com o povo, propomos que seja democratizada. Basicamente, nos inspiramos nas universidades públicas, onde os cargos da hierarquia, como os de diretores de faculdades e o de reitor, são preenchidos por meio de eleição. Queremos ampliar o debate e até melhorar o detalhamento da proposta.

Trabalhamos na Petrobras, participamos de um grupo de base autônomo de trabalhadores petroleiros chamado Inimigos do Rei e já reivindicamos na empresa essa democratização. Chegamos a elaborar uma cláusula pra pauta de reivindicações assinada pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro pro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Petrobras, realizamos manifestações, fizemos materiais de divulgação... Este abaixo-assinado é mais uma etapa nesse esforço.

Eis alguns linques:

www.inimigosdorei.org

Propomos que todos os cargos da hierarquia da Petrobras sejam preenchidos por meio de eleição interna; o(a) presidente da Petrobras seja escolhido(a) pelo Ministério de Minas e Energia, a partir de uma lista tríplice (as três pessoas mais votadas pelos trabalhadores da Petrobras); as decisões estratégicas de cada instância da hierarquia sejam tomadas em assembléias; que haja ampla representação eleita do povo trabalhador no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE); e o fosso entre a menor e a maior remuneração na Petrobras diminua significativamente.
Postado (Atualizado )