Queremos a Revisão do processo de tombamento do Parque do Povo de São Paulo

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Mauro G. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Mauro G.
começou essa petição para
Procuradoria Geral da União em São Paulo
O parque do Povo é uma área de aproximadamente 130 mil metros quadrados no bairro do Itaim Bibi. Quando foi tombado pelo Condepahaat em 1995, abrigava 1 circo escola, 1 teatro e 9 clubes populares.
A determinação de tombamento diz : Artigo 1o. Fica tombado, como bem cultural de interesse antropológico (histórico, artístico, ambiental) e turístico, a área denominada Parque do Povo [...].
Artigo 2o. O objetivo do tombamento é a preservação da base material para a realização das atividades culturais e de lazer ali desenvolvidas, com destaque para a histórica prática do futebol de várzea [...]. grifo nosso (RESOLUÇÃO SC No 24 de 03/06/1995)
A prefeitura de São Paulo, primeiro sob o comando do senhor José Serra e depois do Kassab, passou um trator encima das instalações dos clubes transformando o local em um jardim onde é proibido bater bola com uma criança no gramado, ou simplesmente tocar um violão. (regulamento interno do novo parque).
O Condephaat foi induzido a erro ao autorizar obras no local e o processo de tombamento precisa ser reaberto, revisto e principalmente retomado. Dos clubes só resta um, o Grêmio Desportivo Canto do Rio, fundado em 1941.
Ainda ha tempo e espaço para a minimização do estrago e por isso sua participação é importante.
Onde milhares de trabalhadores paulistanos podiam praticar esporte e ter um pouco de lazer, hoje apenas alguns privilegiados fazem caminhada e passeiam com seus cachorrinhos.
Segundo a UNESCO, cultura é "um conjunto de características distintas espirituais, materiais, intelectuais,e afetivas que caracterizam uma sociedade ou um grupo social. Abarca, além das artes e das letras, um modo de vida, os sistemas de valores as tradições e as crenças" (Unesco Apud BRANT, 2009, p.13)
Pergunte a qualquer cidadão que já tenha jogado futebol na cidade de São Paulo, a qualquer pessoa nascida nos bairros do entorno do Itaim Bibi nas décadas de 20-30-40-50-60-70-80 e você saberá a real importância desta ação. Não se pode passar um trator encima dessa história. Seguramente posso afirmar que o Parque do Povo foi uma das maiores escolas de futebol do Brasil.
Postado (Atualizado )