Protecäo das Areas de Recarga do Sistema Aquífero Guarani
A maior parte da água existente no mundo é salgada, 97,5%. A água doce no mundo, estocada em rios e lagos, representa apenas 0,3% de 2,5% do total de água doce presente no Planeta. Esta porcentagem ainda não representa o total de água doce pronta para o consumo, pois a situação das águas superficiais em muitos locais, principalmente próximas aos centros de consumo não é boa devido a poluição e degradação dos cursos d´água. O restante dos 2,5% de água doce está nos lençóis freáticos e aqüíferos, nas calotas polares, geleiras, neve permanente e outros reservatórios.
O ponto mais vulnerável do Aqüífero é a área de afloramento dos arenitos que o envolvem: O Arenito Botucatu e Pirambóia. Nestes locais a susceptibilidade a contaminação é muito alta, requerendo um manejo diferenciado que preveja controle do uso de substâncias potencialmente contaminantes e a orientação do uso do solo a fim de prevenir processos erosivos e degradadores. Ao mesmo tempo também é importante apontar alternativas para um uso sustentável através da produção de alimentos orgânicos, integrando diferentes ciências de produção como Agroecologia, Permacultura, Agricultura Biodinâmica entre outras, que ajudem a construir um futuro produtivo para as comunidades locais, ao mesmo tempo que, preserve e proteja suas riquezas naturais.
A peticäo visa subsidiar a apoiar a aprovacäo do Plano de manejo da APA Botucatu-Corumbatai-Tejupa, no perimetro Botucatu.
Visa fomentar a criacäo da Agencia da Recarga, Instancia que norteara acöes de protecäo desta area de manancial
Visa criar um fundo para desenvolvimento de projetos pilotos voltados para o aperfeicoamento e fomento a modelos de producäo mais sustentaveis
Visa subsidiar a criacäo de leis estaduais e federais que normatizem o uso desta area e defina punicöes para quem contaminar o aquifero.