Esta petição foi encerrada
Secretaria Estadual de Educação /Fórum Estadual de Educação/ Espírito Santo: Pela Conferência Estadual  para a discussão do Plano Estadual de Educação.

Secretaria Estadual de Educação /Fórum Estadual de Educação/ Espírito Santo: Pela Conferência Estadual para a discussão do Plano Estadual de Educação.

Esta petição foi encerrada
50 Apoiadores

Gilda C.
começou essa petição para
Secretaria Estadual de Educação /Fórum Estadual de Educação/ Espírito Santo, secretario@sedu.es.gov.br
PORQUE NÃO PARTICIPAR DA CONSULTA PÚBLICA ON LINE DO PEE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO EM FAVOR DA REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Depois de mais de 4 meses com suas atividades paralisadas devido à prioridade dada a implantação de um programa “copiado” de outros estados da Federação - o Projeto “Escola Viva”-, o Secretário de Estado da Educação e Presidente do Fórum Estadual de Educação (FEE) finalmente convocou a primeira reunião para os dias 11 e 12 de maio de 2015, a fim de socializar os primeiros encaminhamentos para elaboração do Plano Estadual de Educação - PEE. Assim mesmo, por pressão de várias entidades e setores sociais e com um curto espaço de tempo entre a convocação, a divulgação da pauta e a realização das reuniões. Os educadores e a sociedade, enfim, pensaram que os trabalhos iam se encaminhar no sentido da elaboração do documento-referência e da organização da Conferência Estadual de Educação pelo FEE. Não foi o que ocorreu. O Presidente do FEE veio para as reuniões com a proposta de calendário, dinâmica de “participação social”, diagnóstico e metas do Plano Estadual de Educação já definidos. E, mais do que isso: ardilosamente enfatizando o prazo de 24 de junho para entrega do documento final, após aprovação pela ALES. Associou a votação do calendário com a da dinâmica de “participação social” somente via CONSULTA PÚBLICA ON LINE, no prazo de 13 a 18 de maio de 2015, pelo site da SEDU (ou seja, descontado o final de semana, 4 dias úteis), EM SUBSTITUIÇÃO À REALIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO . Em um processo aligeirado de votação, quase que atropelado, tivemos 7 votos contrários ao Calendário apresentado (UNCME/ES, Comitê de Educação do Campo, Fórum de EJA, ASSOPAES, CAMPANHA, CUT e SINDIUPES). Premidos pela ameaça de inexistência do PEE, devido ao descumprimento do prazo, algumas entidades representantes no FEE se abstiveram de votar. Por 1 voto, deu maioria à representação da Secretaria e da Findes para a realização da consulta pública on line .Sendo assim, pedimos que todos manifestem seu descontentamento assinando essa petição a ser entregue ao Presidente do Fórum e Secretário de Educação Haroldo Corrêa Rocha.

Leia mais: http://digo-nao-consulta-publica-sedu.webnode.com/
Postado (Atualizado )