Clique em Configurações de Cookies para usar este recurso.
Em seguida, clique em 'Permitir Todos' ou ative apenas os 'Cookies Publicitários'
Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Carta Aberta da Comunidade de Startups à ABSTARTUPS

Carta Aberta da Comunidade de Startups à ABSTARTUPS

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

,
Avaaz.org protegerá sua privacidade. e te manterá atualizado sobre isso e campanhas similares.
Esta petição foi criada por Ricardo R. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Ricardo R.
começou essa petição para
ABSTARTUPS - Associação Brasileira de Startups
À Associação Brasileira de Startups,

É com profunda preocupação e descontentamento que a comunidade empreendedora brasileira e os associados (conforme lista de assinatura anexa) dirigem-se a esta Associação por meio da presente carta aberta.

Nos últimos meses, temos testemunhado uma série de denúncias graves de irregularidades e falta de pagamento de fornecedores, além da perda do patrocínio de alguns dos principais mantenedores da ABSTARTUPS. Esses acontecimentos abalaram profundamente a confiança dos empreendedores e colocaram em xeque a integridade e transparência desta instituição.

Conforme prevê o Código Civil brasileiro, a associação representativa de classe é obrigada a prestar contas de sua gestão e permitir o livre acesso às informações de interesse coletivo aos associados. As evidências e depoimentos nos levam a crer que a comunidade e seus associados têm o direito de saber quem se propõe a representá-los em seu Estatuto, o que de fato está acontecendo. Por isso, é fundamental elencar as dúvidas que têm consternado agentes do ecossistema nesse período:

  • A Associação Brasileira de Startups está falida? Se sim, porquê? Se não, o que garante essa resposta?
  • Qual a verdadeira situação financeira da entidade?
  • A parceria com o SEBRAE Nacional permanece ou foi rompida? Qual o real status da relação?
  • Pontualmente, há problemas financeiros envolvendo o programa SEBRAE for Startups do SEBRAE São Paulo? Se sim, quais são esses problemas?
  • Por que mentores estão há meses sem receber por atividades de mentorias realizadas?
  • Por que o portal da Transparência da entidade não está atualizado, inclusive não constando a ata da Assembleia que elegeu o atual Conselho Eletivo (Presidente, vice-presidente e diretor financeiro)?
  • A demissão de 17 pessoas na última semana teve alguma relação com a perda de mantenedores? Se sim, quais mantenedores e quais as razões do rompimento?
  • Procede que a entidade recentemente recorreu a empréstimo no valor de R$ 250 mil tendo seu Diretor Financeiro como fiador?
  • É verdade que o NeON não terá mais a entidade como co-realizadora?
  • Quem são os associados da ABSTARTUPS que poderiam, segundo o estatuto, solicitar uma Assembléia Geral Extraordinária?
  • Qual o motivo de não convidar todos os associados para as assembleias como instruí o estatuto?
  • Por que os associados pelo plano gratuito são ignorados, sendo que temos o direito de participar das assembleias e a ABS o dever de convidar todos os associados?
  • O layoff afetou principalmente a região Nordeste, sabendo disso, quais medidas efetivas serão tomadas para conter ou amenizar os danos causados a essa região?
  • Considerando os acontecimentos, como ficam os eventos e ações que já estavam planejadas e também as que estavam em planejamentos e acordos? Que ações eram essas e quais as decisões a partir de agora?

Em face de tantas perguntas e falta de informações dos líderes da Associação, e como representantes da inovação e do empreendedorismo no Brasil, acreditamos que é essencial que uma entidade como a ABSTARTUPS mantenha os mais altos padrões de conduta e governança. No entanto, as informações que chegaram até nós nos levam a questionar seriamente o relacionamento da Associação com seus mantenedores e apoiadores, bem como a gestão de seus recursos financeiros.

Diante disso, solicitamos que a ABSTARTUPS se manifeste de forma imediata e transparente sobre os questionamentos levantados, abrindo suas contas e prestando esclarecimentos detalhados sobre as alegações de irregularidades acima citadas. A comunidade empreendedora tem o direito de saber como seus recursos, muitos intangíveis, estão sendo geridos e se estão sendo utilizados de forma adequada e responsável.

Solicitamos também que a Associação apresente um plano de ação concreto para lidar com essas questões, garantindo que todos os débitos sejam quitados e que medidas sejam tomadas para evitar a repetição de tais problemas no futuro. É fundamental que a ABSTARTUPS restaure sua reputação e inspire confiança em todos os seus membros e parceiros.

Cabe ressaltar que repudiamos veementemente o comportamento de intimidações e assédios sofridos por pessoas que estão expressando sua opinião e defendendo uma melhora para a entidade ABSTARTUPS em diversas redes sociais e canais de comunicação.

Este documento é resultado da cocriação de dezenas de atores, líderes e membros das mais diversas comunidades de Startups do Brasil.




Postado (Atualizado )