Clique em Configurações de Cookies para usar este recurso.
Em seguida, clique em 'Permitir Todos' ou ative apenas os 'Cookies Publicitários'
Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Manifesto contra a verticalização inadequada no único
quadrilátero horizontal de Pinheiros

Manifesto contra a verticalização inadequada no único quadrilátero horizontal de Pinheiros

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

,
Avaaz.org protegerá sua privacidade. e te manterá atualizado sobre isso e campanhas similares.
Esta petição foi criada por Rosanne B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Rosanne B.
começou essa petição para
Exmo Sr. Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes e Exmo Sr. Sec.Mun.deUrbanismo Cesar Azevedo
Nós, residentes, vizinhos, simpatizantes e as associações(1)* AMATEUS, AMJA, AMOLVI, AMAPP, AAPBC, e os coletivos Forum Verde Permanente e Movimento Defenda São Paulo que subscrevem esse abaixo-assinado, solicitamos que seja considerada e respeitada como (Zona Predominantemente Residencial - ZPR) e exceptuada da ZEU (Zonas Eixo de Estruturação da Transformação Urbana ) o único quadrilátero com ocupação horizontal no bairro de Pinheiros, para que seja respeitado o gabarito de altura máxima pré-existente de 10 metros nesta área da zona oeste desta Capital, entre as ruas paralelas à Rua dos Pinheiros, a saber, as Ruas Estela Sezefreda, Pascoal del Gaizo, Artur de Azevedo e as transversais paralelas, quais sejam, Ruas Mateus Grou, Dr. Phídias de Barros Monteiro e Dr. Virgílio de Carvalho Pinto.

Este quadrilátero é internamente constituído de ruas estreitas e arborizadas, e como ocupação horizontal formando um micro pulmão climático entre tantos prédios, com presença de pássaro,  e flores, composto por vilas com pequenas casas de famílias que vivem no bairro há mais de 50 anos. Em seu entorno, há charmosos comércios, com restaurantes, bistrôs, cafés, e sorveterias que diariamente recebem visitantes locais, e de outras regiões, turistas nacionais e internacionais. Ou seja, é uma área muito atrativa, pulsante e com alta qualidade de vida urbana que deve ser preservada. Por conta deste perfil único do quadrilátero e seu entorno no interior do bairro de Pinheiros, vem sendo alvo do assédio de incorporadoras nos últimos anos e tornou-se um dos metros quadrados mais caros da capital paulista(2)*. Em função disso, seus moradores, além de sofrerem assédio constante de incorporadoras, têm assistido continuamente a chegada de inúmeros novos projetos imobiliários, fato que se intensificou durante a pandemia.

São mais de 52 edifícios(3)* de uso misto em construção sem limite de uso de altura de gabarito máxima ─ com inúmeros apartamentos entre 130 e 300m², 2 vagas de garagem e incontáveis minúsculos estúdios de trabalho, e essa expansão não respeita a capacidade de tráfego e outros requisitos urbanos. Esta situação é resultado de uma brecha usada na Lei de Uso e Ocupação do Solo pelo setor imobiliário nas imediações do metrô Fradique Coutinho, para construir edifícios de alto padrão e valor não direcionados a quem usa o transporte público, estabelecendo um perfil contrário as diretrizes do próprio Plano Diretor Estratégico de SP, que visa aumentar a densidade demográfica em zonas centrais facilitando a mobilidade na cidade, e preservar a paisagem urbana e a qualidade ambiental dos bairros.

Embora as construções estejam espalhadas por todo o bairro, a concentração de obras na Rua dos Pinheiros, suas transversais e paralelas, assusta quem mora e circula pela região. Um excesso de adensamento construtivo, e populacional, que ainda não permite mensurar os impactos ambiental e urbanístico em uma situação futura, sem dúvida descontrolada(4)*.

Estamos todos indignados e pedimos um basta a essa situação! Queremos salvar o Quadrilátero das Vilas do Sol dessa grande especulação imobiliária!
Por favor, ASSINE A PETIÇÃO, nos apoie divulgando.

Saiba mais: Facebook: Pró-Pinheiros
Nos escreva e-mail: propinheiros@gmail.com
Siga nosso perfil Instagram: @propinheiros

(1)*
AMJA - Associação de Moradores e Comerciantes da Rua Joaquim Antunes AMAPP - Associação dos Moradores e Amigos dos Predinhos de Pinheiros AMATEUS - Associação de Comerciantes e Moradores da Rua Mateus Grou AAPBC - Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto
AMOLVI - Associação de Moradores e Lojistas da Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto

(2)*
https://valorinveste.globo.com/produtos/imoveis/noticia/2021/05/17 Veja o preço dos bairros https://www.moneytimes.com.br/pinheiros-metro-quadrado-mais-caro

(3)*
https://www.zabo.com.br/ https://www.sanay.com.br/ https://www.cyrela.com.br https://www.lavvi.com.br/

(4)*
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/07/27 Empreendimentos-residenciais-nos-eixos-de-transporte-publico https://www.gazetadepinheiros.com.br/2021/07/22/num-unico-quarteirao-dez-lancamentos-imobiliarios-onde-vamos-parar   https://www1.folha.uol.com.br/colunas/nabil-bonduki/2021/07/onde-a-cidade-deve-se-adensar-e-onde-deve-ser-protegida.shtml? https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/06/verticalizacao-nos-eixos-de-transporte-privilegiou-classes-mais-altas http://www.justificando.com/2019/06/18/corrupcao-urbanistica-um-problema-que-assola-as-cidades/ http://www.ultrajano.com.br/as-torres-estao-chegando/ https://bit.ly/3isn7CL      
Postado (Atualizado )