A Sede Social da Serraria é Nossa!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Luciano F. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Luciano F.
começou essa petição para
Ao Presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, sr. Cláudio Coutinho.
As empregadas e empregados do Banrisul estão perplexos diante das informações que correm a respeito de a atual diretoria do Banrisul estar organizando, sem a publicidade e debate merecidos, a entrega à iniciativa privada de sua sede social localizada no bairro Serraria em Porto Alegre.

Em primeiro lugar, a "Serraria", como é carinhosamente chamada pelos barisulenses, é um patrimônio histórico, cultural e ambiental do banco do estado, palco de incontáveis atividades e eventos, que possui um valor simbólico incalculável para os trabalhadores e trabalhadoras, mas que como "ativo de mercado" possui um valor financeiro irrelevante para um banco do porte do Banrisul. Não faz sentido vender em termos de negócio.

Segundo, que uma empresa da grandeza do Banrisul ter um espaço dedicado a seus empregados, como a Sede Social, que abriga centro de treinamento, alojamentos, salão de eventos, DTG, piscinas olímpica e de lazer, campos de futebol, playground, pista atlética, áreas verdes de lazer, churrasqueiras, amplo estacionamento, restaurante, entre muitos outros recursos, é algo extraordinário. Todos sabemos que a interação e acesso ao lazer dos trabalhadores de uma grande instituição, além de oferecer proteção à saúde e criação de laços entre os trabalhadores, também retorna para a empresa em forma de melhor ambiente organizacional, refletindo inclusive no resultado. É bom para todos os lados.

Terceiro, que a mais sólida e rentável instituição pública do nosso Rio Grande do Sul tem a obrigação de proteger seu patrimônio e sua história, em especial em um momento difícil como o que se passa do Brasil, de crise econômica, sanitária e política. Esse é o lastro que garantirá pelos próximos anos a volta do crescimento e do bem estar de nossos irmãos e irmãs gaúchas.

Além de um espaço de lazer e esporte, na sede social também acontecem cursos, projetos sociais como o pescar, formaturas, eventos culturais e esportivos. É na Serraria que o DTG Marca Gaúcha tem sua sede e realiza suas atividades. É na Serraria que o Clube Esportivo do Banrisul realiza muitos torneios. É na Serraria que a Universidade Corporativa do Banrisul realiza boa parte de suas formações. É na Serraria que o SESMT tantas vezes já realizou o evento Banrifitness. É na Serraria que grande parte dos banrisulenses teve suas boas-vinda enquanto novos empregados, criaram seus primeiros vínculos afetivos na empresa e aprenderam o que é e o quanto é importante o nosso Banrisul.

Por conta de tudo isso, assino este abaixo assinado, apelando à diretoria do Banrisul e seu conselho de administração que descartem categoricamente a hipótese de o banco desfazer-se desse caríssimo patrimônio. Inclusive, entendo que é dever da instituição direcionar recursos à Serraria, suficientes para que, assim que tivermos condições de retornar à normalidade do pós pandemia, a família Banrisul encontre a Serraria renovada e de portas abertas, para termos todas e todos onde reencontrar colegas queridos, as famílias, e superarmos unidos toda a dor e angústia que sofremos ao longo dessa dura pandemia.

Somos todos Banrisul!
Somos todos Serraria!