Entendi

Marcelo A.
começou essa petição para
Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro
A cultura e a arte são produzidas e manifestadas no decorrer da história de variadas formas, expressões, tônicas e possibilidades. Tudo que se possa dizer sobre cultura é pouco para expressá-la em sua integralidade. Contudo, nos diversos modos, correntes e matizes, é impossível não reconhecer a contribuição que o Cristianismo trouxe para a Cultura e para a História da Arte, bem como o fato de que segue contribuindo à formação da cultura atual.
Em nosso país e, particularmente, no Estado do Rio de Janeiro, essa constatação se prova pela existência de inúmeras iniciativas nos diversos campos da arte e da cultura atestando a realidade de que há uma cultura expressa em chave cristã em nosso Estado que precisa ser reconhecida, preservada, valorizada e receber investimentos.
O Cristianismo ofereceu e ainda oferece expressões de arte desde a fundação da Cidade do Rio de Janeiro, tendo como um dos exemplos mais visíveis e emblemáticos a presença no mobiliário urbano de igrejas históricas das mais variadas confissões cristãs, como o Convento Franciscano no Largo da Carioca, a Catedral Presbiteriana Neogótica no Centro e o Santuário do Cristo Redentor no Corcovado. Em uma igreja cristã (a Igreja dos Frades Capuchinhos), localizam-se os restos mortais de Estácio de Sá, fundador da Cidade, e estão guardados os marcos históricos da Cidade do Rio de Janeiro.
Mas também hoje a arte de matriz cristã, como expressão da importância do Cristianismo e da contribuição do universo cristão para a cultura, pode ser vista e comprovada através de inúmeras iniciativas encontradas nas bandas, ministérios de louvor, corais, companhias teatrais, autores e produtores cristãos espalhados pelas milhares de igrejas cristãs presentes no Estado do Rio de Janeiro.
Não se tem aqui a pretensão de ser exaustivo, mas sim de mostrar a relevância, tanto histórica como atual, da cultura e arte cristãs em nosso Estado e no Brasil. No entanto, nem sempre se tem a sensibilidade, por parte de lideranças políticas e de movimentos culturais no Estado, acerca dessa importância, de modo que não se tem contemplado a cultura e a arte cristãs nos editais e chamamentos públicos de fomento e financiamento da cultura, bem como o acesso aos equipamentos públicos de produção da cultura por vezes é dificultado, impedindo que a cultura e a arte cristãs, assim como já ocorre com expressões culturais de outras matrizes, estejam disponíveis a todos os cidadãos fluminenses.

Ao assinar essa carta, você contribuirá com a criação da COMISSÃO TEMÁTICA DE ARTE CRISTÃ no CEPC/RJ - Conselho Estadual de Políticas Culturais do Rio de Janeiro na luta pela visibilidade da cultura e arte cristãs, na busca por uma maior igualdade de acesso e contra toda forma de visão preconceituosa e intolerante quanto às expressões de arte de matriz religiosa em nosso Estado e no Brasil.

Esta carta tem como proposta alcançar os seguintes objetivos no Estado:

MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS DISCUSSÕES PÚBLICAS E DEMOCRÁTICAS DE ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO ESTADUAL DE CULTURA.

MAIOR PARTICIPAÇÃO NOS EDITAIS PÚBLICOS.

MAIS OPÇÕES DE CULTURA E ARTE CRISTÃ NOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS.

VALORIZAÇÃO DA CULTURA E ARTE CRISTÃS NO CENÁRIO CULTURAL DO ESTADO.

Crédito de Imagem: Unsplash
Postado (Atualizado )