Entendi
Assinem contra o uso do Centro Cultural Carmélia como depósito e a favor de sua retomada!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Livi P. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Livi P.
começou essa petição para
Comunidade em geral, artistas, conselhos, associações, técnicos
Vitória, 31 de julho de 2020.

À Vossa Excelência, o prefeito Luciano Rezende.

A comunidade – em especial, a classe artística de nosso estado – ficou profundamente abalada quando soube do provável destino do Centro Cultural Carmélia, que, agora, está fadado a se tornar depósito de café, quando o movimento a respeito do que se fazer com esse importante espaço deveria ser exatamente na direção contrária, ao encontro da Cultura. Trata-se de um importante patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo, inaugurado em 1986, além de um espaço reconhecido como símbolo da cultura capixaba, já tendo abrigado sala de cinema, teatro e biblioteca. Atualmente, na única parte que se mantém preservada, funciona a TV Educativa.

A história do Teatro Carmélia é rica e cheia de grandes eventos, apresentações, exposições, espetáculos com grandes nomes da arte, da educação, da política e da cultura do ES, do Brasil e do mundo. Abandonado, o local está sujo, cheio de rachaduras, infiltrações, terreno com mato e precisando de reforma. O espaço já pertenceu ao Governo Federal, ao Estado e agora pertence à Prefeitura Municipal de Vitória.

Em agosto de 2017, a prefeitura tinha projetos de revitalização do prédio. Em janeiro de 2018, a prefeitura informou, por meio de nota, que estava tentando conseguir verba para realizar a reforma do Centro Cultural. Entretanto, em abril do mesmo ano, a prefeitura desistiu da reforma e queria entregar o espaço para o governo do Estado ou para a União, o que não ocorreu. Além disso, houve uma movimentação para que o espaço fosse cedido às escolas de samba, o que também não aconteceu. Em 2019, a prefeitura informou, através da mídia, que o projeto de restauração estava na fase de captação de recursos, porém, até a atual data, nada foi concluído, e, agora, em 2020, recebemos essa notícia terrível de que ele será transformado em depósito. O Conselho Brasileiro da Dança no ES vem, portanto, através desta, demostrar sua preocupação com os últimos acontecimentos relacionados a esse Centro Cultural, tão estimado por todos e necessário para a cultura de nosso estado, e comunicar que é contrário ao fechamento total desse espaço. Na contramão desse processo, almejamos planejar a retomada de suas épocas áureas, tão importantes para o povo capixaba, e reconhecemos a proposta anunciada como um inestimável prejuízo, que vai muito além da destinação equivocada do espaço físico.

Neste momento, mais do que nunca, o público capixaba necessita do cuidado com a saúde mental e emocional através da arte. Dessa forma, a restauração ou destinação honrosa e positiva desse espaço para o povo se faz urgente. O Conselho Brasileiro da Dança entende que o momento é muito delicado no Brasil e no Espírito Santo, porém temos a confiança de que será possível retomarmos, mesmo que paulatinamente, nossas atividades. Dessa forma, o CBDD, a classe artística e a comunidade pedem para que esta gestão da Prefeitura de Vitória empenhe-se e realize todos os esforços possíveis visando à retomada das atividades do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, ainda que de forma gradual. A desativação total desse Centro Cultural seria uma perda irreparável para a Arte, a História e a Cultura de nosso estado. Estamos à disposição para nos movimentarmos e unirmos esforços para que esta gestão, parlamentares e entidades públicas e privadas contribuam, dentro de suas atribuições e possibilidades, para que o Centro Cultural Carmélia retome sua importante e insubstituível missão em nosso estado.

Postado (Atualizado )